Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus leva experiência do Samu para trabalhadores da saúde do Alto Solimões

O Núcleo de Educação do Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Manaus está realizando desde o 11/10, uma série de treinamentos na região do Alto Solimões.


A programação da capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) iniciou pelo município de São Paulo de Olivença, para servidores do serviço de urgência e também de hospitais da rede pública de saúde, da Polícia Militar e da rede de atenção básica do município, totalizando 45 profissionais de saúde.

Segundo a diretora do Samu, Elen Assunção, a iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais do Atendimento pré-hospitalar móvel-Samu 192, da atenção básica e que atuam em hospitais no atendimento às urgências e emergências de forma qualificada para garantir a sobrevida com qualidade e diminuição da mortalidade. A carga horária do curso para a saúde é de 40 horas, contemplando conteúdos teóricos e práticos.
“A equipe saiu de Manaus no dia 10 deste mês para o município de Tabatinga, e de lá, seguiu de lancha a jato para São Paulo de Olivença, onde ficará até sexta-feira, dia 14. Em seguida, os cinco instrutores seguem para Santo Antonio do Içá, onde permanecerão até o dia 21, trabalhando com 50 alunos da área da saúde e também com 70 trabalhadores da educação. Está sendo uma agenda intensa, mas muito proveitosa”, destaca Elen.
Além dos profissionais da saúde pública, o Samu de Manaus também irá realizar o Curso de Primeiros Socorros que terá duração de um dia, em estabelecimento de ensino de Santo Antonio do Içá, para 70 pessoas entre professores, pedagogos, coordenadores e equipe de apoio da escola, totalizando oito horas de atividades teóricas e práticas.
“O objetivo da capacitação dos profissionais da educação é permitir a realização dos primeiros socorros em situações emergenciais diminuindo o sofrimento da vítima, até a chegada da ajuda especializada”, assinala a diretora.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus inicia preparativos para editais da Lei Paulo Gustavo após ter plano de ação aprovado pelo Minc

victoria Farias

Maitê Proença fala sobre Adriana Calcanhoto e vida sexual: ‘Bem mais legal’

Shayenne

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.302 em 2023, sem aumento acima da inflação

Shayenne