Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus entrega materiais esportivos para times de flag football da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), entregou materiais esportivos para seis times de flag football da capital amazonense, na noite da última quarta-feira, 5/10, no campo do Buracão.


A ação faz parte de mais uma etapa do projeto “Esporte na Comunidade”. O objetivo da gestão municipal é contribuir para o desenvolvimento da modalidade na capital.

A entrega foi realizada a equipes da modalidade, sendo cinco masculinas (Ajuricaba Warriors, Manaus Christian Cavaliers, Manaus FA, Amazon Black Hawks e Fae Flag Football) e quatro femininas, entre elas, a Valkyrias Flag Football, principal expoente da modalidade no estado. O diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte, Aurilex Moreira, que, durante o evento, conversou com os representantes das equipes, falou sobre a iniciativa.

“O flag football é um esporte que tem crescido bastante em Manaus, revelando atletas e tendo equipes se destacando em competições nacionais. É uma determinação do prefeito David Almeida que o programa “Esporte na Comunidade” atenda o maior número de esportes possível, e tendo sido realizado um levantamento para que possamos atender a maioria dos esportes praticados em Manaus. Além disso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte, ainda implantará outros programas para seguir apoiando a prática do esporte na nossa cidade”, destacou.
Desenvolvimento do flag football
O presidente do Ajuricaba Warriors, Nazareno Mendonça, falou sobre o desenvolvimento da modalidade em Manaus e no Amazonas e agradeceu a gestão municipal pelo apoio, que já tem surtido efeito.

“Este foi um ano muito importante e de muito crescimento do estado do Amazonas no flag football. Tivemos nosso primeiro training camp regional, que é um treinamento que os atletas fazem para poder compor a seleção principal, e nós tivemos dois atletas do Norte que foram convocados. E as Valkyrias foram campeãs brasileiras este ano, então o ano de 2022 tem sido muito bom para o nosso esporte. Com o apoio da prefeitura, estamos conseguindo alcançar mais atletas, tanto masculino quanto feminino, e só temos a agradecer por essa ajuda, e tenho certeza que o ano de 2023 vai ser ainda melhor”, pontuou.

Atual campeã brasileira com as Valkyrias e convocada para a Seleção Brasileira junto a outras seis atletas da região Norte, a lançadora Kricia Cavalcante ressaltou o destaque que a cidade e o estado ganharam após o título nacional e comentou sobre o papel da equipe já consagrada para o desenvolvimento da modalidade.
“Atualmente, estamos invictas desde o início dos campeonatos oficiais, somos o time mais sólido. Este ano conseguimos chegar à elite do flag feminino no Brasil. Além disso, incentivamos e apoiamos os demais times, passando um pouquinho da nossa experiência e compartilhando nosso conhecimento com os demais times, para que justamente consigamos evoluir juntos”, declarou a jogadora.
Após a temporada nacional, as equipes masculinas e femininas se preparam para a disputa do Campeonato Amazonense da modalidade, que começa no dia 27 de novembro.

O flag football

O flag football é uma modalidade esportiva derivada do futebol americano, e o objetivo em ambos é o mesmo: avançar a bola pelo território adversário e alcançar a zona final para marcar pontos, no caso, touchdowns.

À primeira vista, a maior diferença entre os dois esportes é a ausência dos equipamentos de proteção presentes no futebol americano.

No flag football, não é preciso derrubar e nem atingir o adversário para parar uma jogada e impedir o avanço do adversário, basta retirar uma das fitas que os atletas usam presas na cintura. Por esse motivo, para jogar não é necessário usar todo aquele equipamento de proteção que os atletas de futebol americano usam.

Atualmente, existem campeonatos masculinos e femininos por todo o Brasil. Campeonatos estaduais, torneios abertos de final de semana e também um tradicional campeonato nacional.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza operação de limpeza em três igarapés da cidade

blitzamazonico

Prefeitura realiza mais de 15 palestras em uma semana no Sine Manaus

Redação

Galã do Pix: mulher perde R$ 22 mil para ‘namorado podre de rico’; veja vídeo

Jessika Caldas