Blitz Amazônico
Cidade

Prefeitura de Manaus entrega 14 novos ônibus para atender 85 mil famílias no Viver Melhor

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforçou a frota do transporte público, nesta quarta-feira, 3/7, com a entrega de 14 ônibus novos que vão atender 85 mil famílias no conjunto Viver Melhor 2, no bairro Lago Azul. Os veículos foram entregues pelo prefeito David Almeida, com a sua gestão alcançando a marca de 402 ônibus novos integrando a frota na capital, com a maioria sendo veículos com ar-condicionado disponíveis à população.

Com essas iniciativas, Manaus está deixando para trás um passado que não quer mais lembrar com ônibus sucateados, sujos e ultrapassados. A renovação da frota do transporte público faz a população testemunhar uma nova experiência de mobilidade com veículos cada vez mais modernos com ar-condicionado, câmeras inteligentes, entradas USB, além de sustentáveis e, principalmente, que ficam menos “no prego” nas ruas da cidade.

O prefeito explicou que além dos 14 entregues, mais quatro estão a caminho para atender o conjunto Viver Melhor. “São 18 ônibus, 14 aqui nesse momento, mais 4 que estão na balsa para fazer o desembaraço e serem entregues nos próximos dias. Assim, a gente vai ampliando a oferta de ônibus novos, modelos 2025, ônibus Euro 6, que parecem uma nave. A maioria desses ônibus vai servir aqui na zona Norte, aqui no Viver Melhor, onde nós estamos cada vez mais avançando com o transporte coletivo. A nossa intenção é que, ainda no mês de julho, nós possamos entregar, também no início do mês de agosto, o Terminal 7 que vai integrar esse sistema aqui dessa área da cidade de Manaus”, anunciou o prefeito.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, afirmou que a renovação da frota de ônibus atende uma das principais bandeiras da gestão do prefeito David Almeida. O prefeito David investiu bastante, foi feito muito esforço, inclusive com o subsídio do transporte, para que a população tenha esse benefício, com transporte de qualidade, com ônibus novos, com ônibus com ar-condicionado, a melhor geração de ônibus que tem no Brasil, está sendo comprada para Manaus, para que essas comunidades mais distantes, que sempre tiveram dificuldade com o transporte, tenham um transporte de qualidade. É esse o compromisso do prefeito David que o IMMU tem levado adiante”, assegurou Martins.

O instrutor de motoristas da empresa Líder, Werlisson Siqueira, disse que a nova frota proporciona mais conforto aos passageiros e trabalhadores do sistema de transporte coletivo. “Essa nova frota vem trazer mais conforto e qualidade para os usuários de transporte coletivo de passageiros e também trazer inovação para todos, o carro equipado com ar-condicionado, suspensão a ar, então traz muito conforto também para o operador, tanto para motoristas como cobrador”, comentou.

A radialista Ercy Botelho, moradora do conjunto Viver Melhor, disse que até mesmo quem não usa o transporte coletivo no bairro, vai passar a usar. “Eu acho ótimo, eu moro há seis anos aqui no Viver Melhor e não troco esse bairro por mais nenhum. Com esses ônibus novos que têm ar-condicionado, quem tem carro vai começar a economizar gasolina e andar de ônibus”, disse a radialista.

Tecnologia e sustentabilidade

Tecnologia aliada à sustentabilidade tem sido a marca dos veículos já entregues na atual gestão. Um exemplo é a aquisição de veículos com tecnologia BlueTec, é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz, que promove um pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite reduzir as emissões de poluentes.

Outros avanços

Inovações também melhoraram o cotidiano de quem usa o transporte público. O aplicativo “Cadê meu ônibus?” representou uma revolução com monitoramento em tempo real dos veículos e opções de pagamento digital diretamente nas catracas e nos cartões de crédito e débito. Os terminais de integração agora também contam com catracas com opção de pagamento com cartões de crédito e débito.  Sem contar com terminais de integração com serviços de wi-fi gratuito aos usuários.

Houve também um esforço concentrado para evitar que os estudantes da rede pública deixassem de ir às escolas por falta de transporte. Pensando nisso, a prefeitura consolidou o Passe Livre Estudantil, uma realidade para mais de 170 mil estudantes, garantindo acesso gratuito ao transporte público e reforçando o compromisso com a educação.

As ações não param e cada vez mais novos projetos são pensados e postos em prática, para assegurar que a cidade continue oferecendo mais e melhores serviços aos usuários do transporte público.

— — —

Texto – Divulgação/IMMU e Geraldo Farias / Semcom

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

Post Relacionado

Projetos de autoria de Roberto Cidade auxiliam instituições sociais na manutenção de atividades

EDI FARIAS

Roberto Cidade propõe programa de geração de emprego, renda e qualificação profissional para jovens

victoria Farias

Presidente Roberto Cidade destaca iniciativas da Aleam em favor do setor primário durante entrega de insumos pelo Governo estadual

blitzamazonico