Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus destaca como livros infantis contribuem para a educação das crianças

O livro infantil é utilizado em 129 escolas da Prefeitura de Manaus, em atividades como contação de história, dramatização, fantoches, desenhos e recortes.


Nesta segunda-feira, 18/4, Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) destaca a importância das obras infantis na aprendizagem das mais de 50 mil crianças de 1 a 5 anos, que iniciam a vida de leitor ainda nas creches municipais.
A data faz ainda uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu no dia 13 de abril de 1882, e é considerado o pai da literatura infantil.

O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou no dia 8/4, a Lei de nº 2.867 que dispõe sobre a Política de Incentivo à Leitura. A lei tem o objetivo de promover, por parte do Poder Público, o acesso de crianças, adolescentes, jovens e adultos à leitura nos espaços públicos, a fim de que estes grupos desenvolvam o prazer, a habitualidade de ler e garantir assim a formação de leitores.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, afirma que o livro infantil ajuda a rede municipal de ensino a formar cada vez mais leitores.

“Transformar Manaus na número um do Brasil, com a melhor educação, é uma das missões do prefeito David Almeida, por isso, nosso trabalho à frente da Semed começa pelas crianças das creches. O livro infantil é uma ferramenta fundamental nesse processo de incentivo à leitura, um hábito que precisa ser inserido na vida de todo mundo desde muito cedo e é isso que estamos fazendo nas nossas escolas, para que a quantidade de leitores na nossa cidade seja cada vez maior. Dessa forma, ajudamos a melhorar a qualidade da nossa educação”, ressaltou a secretária.

De acordo com a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, é muito importante que o Dia do Livro Infantil seja trabalhado com as mais de 50 mil crianças de 1 a 5 anos de idades, matriculadas nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), para que desde muito cedo elas tenham hábitos pela leitura.

“A atual administração do prefeito David e da secretária Dulce, busca a excelência no nosso trabalho e é por meio da leitura que alcançamos essas possibilidades. O livro pode mudar uma sociedade, essas comemorações que acontecem nas nossas unidades de ensino mobilizam não somente as crianças que desde muito cedo tem contato com a literatura nas mais diversas formas, mas toda a família que acabam levando esse hábito para casa”, afirmou Wissillene.

Comemoração
Na creche municipal Tude Moutinho da Costa, na zona Leste, a data foi marcada por um encontro entre crianças e familiares, onde os pais ou responsáveis puderam passar um horário com os filhos e participar de uma atividade envolvendo música, oficinas e contação de história. A unidade atende 164 crianças do maternal 1 ao 3.

“A creche desenvolve a leitura de forma lúdica e por meio de brincadeiras dos personagens e contos literários, a gente envolve o teatro e a música. Além disso, a contação de história é fundamental nesse processo pois ressignifica a intencionalidade, e a participação dos familiares é muito importante nesse processo, nessa etapa da vida da criança”, informou Simone.
A professora Ludmila Duarte, que leciona no Cmei Márcio Souza, na Cachoeirinha, zona Sul, conta que a leitura e o livro infantil fazem parte da metodologia de ensino que utiliza com os alunos.

“O livro infantil é uma ferramenta essencial para a sala de aula. Ele ajuda as crianças a desenvolverem a linguagem oral e a linguagem escrita. Então é muito importante esse instrumento ser trabalhado na sala de aula, pois estimula realmente a leitura”, enfatizou a professora.

Já a leitora mirim, Cristinny Duarte, 5 anos do 2º período do Cmei, disse que mesmo ainda não sabendo ler, olha as figuras dos livros e cria sua própria história. “Gosto muito da historinha da Chapeuzinho Vermelho, olho as figuras e imagino na minha cabeça”, falou a pequena.
Fotos – Eliton Santos / Semed

Post Relacionado

Prefeitura realiza ações de saúde para alertar sobre os riscos da hipertensão

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus entrega trecho pavimentado no Nova Cidade, após uma década em solo natural

Patrick da Silva FARIAS

Amazonas aplicou mais de 5.200 doses de vacinas contra a Covid-19 em público infantil

Redator