Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus dá início à nova edição do Curso Informal de Cuidador de Idoso

A Prefeitura de Manaus deu início, na manhã desta segunda-feira, 22/8, ao Curso Informal de Cuidador de Idoso – Edição 2022, que busca capacitar familiares e profissionais em geral sobre as medidas adequadas para cuidar e estimular a produtividade desse público.


O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e irá alcançar 53 participantes, inscritos por meio de um formulário on-line, disponibilizado no dia 6 de julho.
O curso possui carga horária de 20 horas, e será realizado das 8h às 12h, até a próxima sexta-feira, 26/8, no auditório do Departamento de Distrito de Saúde Sul, localizado na avenida Umberto Calderaro, nº 300, bairro São Francisco, zona Sul. A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Maria Eliny Rocha, informou que a iniciativa é preconizada pelo Ministério da Saúde para promoção da saúde de pessoas nessa faixa etária.
“Teremos a participação de diversos profissionais, com expertise na área do envelhecimento, para fazer com que o familiar compreenda o que precisa ser trabalhado com o idoso para estimular que ele se mantenha produtivo. É preciso ressaltar que envelhecimento não é doença, é uma fase da vida que precisa de atenção, assim como todas as outras, para evitar o adoecimento e promover o bem-estar”, disse Maria Eliny.

O conteúdo programático será ministrado por 13 profissionais vinculados ao Disa Sul e convidados externos, e irá abranger temas nas áreas do Envelhecimento; Política Nacional da Pessoa Idosa e Violência contra a Pessoa Idosa; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Assistência Social; Assistência Farmacêutica e Psicologia.
A diretora do Disa Sul, Rejane Miranda, contou que o curso será uma grande oportunidade para levar informações às famílias, e contribuir com o desenvolvimento profissional de pessoas que atuam em áreas relacionadas, mesmo por não ter carácter técnico-profissionalizante.
“O objetivo é orientar familiares e cuidadores de idosos e assim contribuir com o cuidado com os idosos da nossa cidade, principalmente aqueles que têm algum problema de saúde, como as doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados ou em risco de perda de mobilidade”, afirmou.
A estudante de Técnico em Enfermagem, Thaymara Colares, aproveitou a oportunidade para aprender melhor como cuidar de sua avó, e reforçou que os conhecimentos adquiridos no curso serão muito úteis com os futuros pacientes que ela terá contato.

“A minha avó está com princípio de Alzheimer e eu preciso ter mais informações para saber sobre como conduzir os cuidados, para apoiá-la e acompanhar de perto os profissionais que irão cuidar dela. Como faço técnico em enfermagem, acredito que vou ter contato com idosos e, graças a essa iniciativa, vou saber como trabalhar com esse público”, finalizou a aluna.

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura intensifica ações emergenciais de limpeza e desobstrução no viaduto das avenidas Darcy Vargas com Ephigênio Salles

victoria Farias

Com foco no avanço das regularizações ambientais, Ipaam participa de ação integrada em Boca do Acre

Redator

Prefeitura de Manaus divulga portaria que define horário e permanência de Crianças e Adolescentes no Boi Manaus 2023

victoria Farias