Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura avança com semáforos inteligentes em Manaus

Priorizando a eficiência da mobilidade urbana na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), instalou mais três jogos semafóricos inteligentes na avenida Cosme Ferreira, zona Leste. Dos quase 280 cruzamentos semaforizados na cidade, sessenta cruzamentos já dispõem do novo sistema em funcionamento em diferentes zonas da cidade.

Os semáforos inteligentes (SIM) são uma tecnologia avançada projetada para melhorar a eficiência do tráfego urbano. Eles utilizam sensores e sistemas de reconhecimento para identificar e priorizar veículos de emergência e transporte público. Essa modernização inclui a atualização dos controladores semafóricos, a criação de uma central de controle, a implementação de sistemas autônomos de energia e pluviométricos, além da revitalização do mobiliário semafórico e do sistema elétrico. Tais melhorias visam reduzir o tempo de resposta em situações críticas e melhorar a mobilidade geral.

“As recentes instalações de semáforos inteligentes na zona Leste de Manaus marcam um avanço significativo na nossa jornada para modernizar a infraestrutura de trânsito da cidade. Com essa tecnologia, estamos não só aprimorando a fluidez do tráfego, mas também garantindo que veículos de emergência e transporte público recebam prioridade, o que é vital para a eficiência e segurança da nossa mobilidade urbana”, frisou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.

O sistema adaptativo, em tempo real, ajusta os tempos dos semáforos conforme o fluxo de veículos, baseando-se em dados coletados sobre o tipo e quantidade de veículos nos cruzamentos. Isso facilita a tomada de decisões por engenheiros e especialistas em tráfego. A priorização de veículos de emergência, como ambulâncias e carros de bombeiros, nos cruzamentos principais, assegura um deslocamento mais rápido e eficiente desses veículos, potencialmente salvando vidas.

Além disso, o sistema autônomo de energia mantém os semáforos funcionando por até quatro horas, em caso de queda de energia, minimizando congestionamentos. A substituição de módulos LED convencionais por lentes Fresnel melhora a visibilidade e reduz o consumo de energia. O sistema pluviométrico oferece informações valiosas sobre a intensidade e localização das chuvas, permitindo intervenções rápidas no trânsito para prevenir acidentes e melhorar a fluidez, contribuindo para um planejamento mais eficaz da sinalização na cidade.

SIM na zona Leste

A prefeitura implantou semáforos inteligentes em três locais estratégicos na avenida Cosme Ferreira, o primeiro está situado em frente ao estádio de futebol Carlos Zamith, na feira do Coroado, e em frente ao conjunto Tiradentes. Essa medida visa melhorar a mobilidade urbana e assegurar melhor fluidez, que vai beneficiar, principalmente, os veículos de emergência, já que a via dá acesso a um importante hospital e pronto-socorro da cidade.

Corredores viários

Atualmente, 60 semáforos inteligentes estão instalados em importantes avenidas das zonas Leste, Sul e Centro-Sul, como Jornalista Humberto Calderaro, Mário Ypiranga Monteiro e Djalma Batista. Além disso, avenidas como Álvaro Maia, Major Gabriel, Getúlio Vargas e outras vias, que também receberam o SIM e estão funcionando com eficiência, segurança e beneficiando o sistema de transporte urbano, como também o trânsito em geral.

“A implementação desses semáforos atende a uma necessidade da cidade de Manaus, promovendo uma gestão de trânsito mais eficiente e segura, especialmente em situações de emergência e para o transporte público, aspectos fundamentais para a qualidade de vida urbana”, destacou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.

Foto – Divulgação / IMMU

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para curso de ‘treinamento básico operacional’

blitzamazonico

Prefeitura promove ação de saúde voltada a policiais militares como parte da agenda do ‘Novembro Azul’

victoria Farias

Gestores, trabalhadores e usuários do SUS participam da 16ª Semana do Controle Social

victoria Farias