Falsa liberdade de expressão
A dificuldade para diferenciar o que é liberdade de expressão e o que é apenas um discurso de ódio foi um dos motivos pelo qual a Alemanha se tornou responsável por um dos maiores governos genocidas no mundo durante a Ditadura Nazista de Adolf Hitler.
Por isso, proibir o nazismo era mais que uma questão de “calar outras vozes”, mas sim impedir que os mesmos erros fossem cometidos no período pós-guerra. A experiência do Holocausto havia deixado duras marcas na sociedade alemã e mundial, e as memórias do antissemitismo precisavam não só ser apagadas, mas repudiadas. A ideia é, claro, que algo parecido nunca torne a acontecer.
Logo, a ideia de legalizar a existência de um partido nazista deixa de ser um meio do liberalismo e se torna uma rota para a existência do fascismo. Segundo Kataguiri, não deveriam existir proibições a respeito de ideologias como o nazismo para que elas fossem rechaçadas socialmente. Entretanto, vale ressaltar que o Partido Nazista era minoria na Alemanha até o dia que se tornou “menos absurdo”.
Reprimindo o passado trágico
Investigações em andamento e cenário brasileiro
Imagens: Reprodução
Fonte: Mega Curioso