Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaCidade

PL de Roberto Cidade propõe medidas para melhorar fornecimento de internet no interior e áreas rurais do Amazonas

A precariedade no fornecimento de internet no Amazonas é uma das principais queixas da população, especialmente no interior do Estado.


E para minimizar o problema e fortalecer o acesso, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 431/2022 que visa melhorar o acesso à internet nas áreas rurais e vulneráveis, sob regime de parceria, entre entidades públicas e privadas do estado do Amazonas.


“Já está mais do que na hora de encontrarmos meios para ampliar e melhorar o acesso à internet nas áreas rurais e nos municípios do Estado. Enquanto essa não for uma realidade, a população continuará vulnerável e sendo prejudicada no acesso à educação, saúde, economia e em todos os âmbitos sociais. Para que essa realidade possa começar a mudar, as parcerias público-privado são fundamentais e indispensáveis, daí a importância desse PL que, tenho certeza, receberá o voto favorável dos meus pares”, falou.

Conforme o Projeto de Lei, a iniciativa visa eliminar a desigualdade no acesso à internet em áreas rurais ou vulneráveis; incentivar operadoras a utilizar tecnologias, padrões ou arquiteturas para atender aos parâmetros mínimos de serviço; projetar e implementar redes com eficiência; apoiar a cooperação de rede, a fim de garantir que as populações obtenham os mesmos padrões de velocidade de serviços de dados disponíveis nas áreas urbanas; financiar pontos de acesso à internet pública e redes Wi-Fi públicas que forneçam acesso de baixo custo ou gratuito à população.

“A inclusão digital da nossa população é algo urgente e, a despeito das nossas dimensões continentais, precisamos buscar meios para que ela ocorra no menor tempo possível. O fornecimento deficitário de internet de qualidade é algo real em Manaus e é ainda pior no interior do Estado. Não podemos permitir que o isolamento pela falta de internet continue. Isso é prejudicial para o presente e, acima de tudo, para o futuro do nosso Estado”, opinou.

Post Relacionado

No Catar, filas gigantescas e falta de água marcam teste principal da Copa do Mundo

Shayenne

Eduardo Girão pede mais debate sobre projeto que altera Estatuto de Desarmamento

Redator

Sucesso de público tornou palcos pequenos para o #SouManaus Passo a Paço 2022

Redação