Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Fluxo do Serviço de Diagnóstico do Câncer de Mama da Prefeitura de Manaus é discutido em webconferência

A Prefeitura de Manaus dá prosseguimento ao processo de educação permanente dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a realização da webconferência “Diálogos na APS”, na próxima quarta-feira, 19/10, às 14h.


Os Serviços de Diagnóstico do Câncer de Mama (SDM), estruturados para possibilitar o diagnóstico e tratamento precoces da doença, serão o tema da conferência virtual, que, embora seja direcionada aos servidores, também permite a participação do público pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.
O tema será desenvolvido pelas enfermeiras Jane Greice Aguiar Batista e Thais Gomes Oliveira, que atuam nos SDMs das policlínicas Castelo Branco e Djalma Batista da Semsa, respectivamente, e também pela médica Tereza dos Santos Nogueira, do Complexo Regulador do Amazonas, e pelo farmacêutico bioquímico Rafael de Oliveira Brito, que é coordenador técnico do laboratório do hospital Delphina Aziz.
Segundo a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Marques de Freitas, o enfoque da abordagem será o diagnóstico precoce do câncer de mama como fator determinante para o início do tratamento em tempo oportuno, o que contribui para um prognóstico favorável, ampliando as chances de cura.
“Durante o Diálogos, será apresentado o fluxo dos dois Serviços de Referência para Diagnóstico do Câncer de Mama municipais, inaugurados no início do corrente ano. A proposta é ressaltar a relevância destes serviços na redução da morbimortalidade por câncer de mama, uma vez que agilizam o diagnóstico das lesões detectadas na mamografia, por meio da biópsia. As equipes da APS terão oportunidade de sanar as suas dúvidas sobre como proceder para referenciar usuárias para os anteditos serviços, bem como sobre que profissionais podem realizar o encaminhamento para os SDM, dentre outras”, destacou Lúcia Freitas.
A webconferência também será importante para que alguns diferenciais dos SDMs municipais sejam apresentados aos participantes. O encontro terá a presença de uma médica do Complexo Regulador, uma vez que o acesso ao SDM se dá por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) e do coordenador do Laboratório de Histopatologia do hospital Delphina Abdel Aziz, para onde seguem as peças biopsiadas para realização do exame histopatológico, que permitem identificar se a lesão é cancerígena, discriminando, ainda, o tipo de câncer, o que determinará o tratamento mais adequado, também será importante para a compreensão do fluxo de atendimento.

Post Relacionado

Prefeitura inicia alargamento da avenida Ephigênio Salles em período noturno

blitzamazonico

Prefeitura realiza ação de limpeza no sambódromo durante ‘Boi Manaus 2022’

Victória Farias

Agosto Lilás: DPE-AM registra aumento de 44% nos atendimentos relacionados a medidas protetivas de urgência

blitzamazonico