Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolícia

PC-AM prende homem por golpe envolvendo falsidade ideológica em agência bancária

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), prendeu, na manhã de quarta-feira (1°/06), por volta das 10h30, Alfonso Araújo Muniz, 56, por golpe praticado em uma agência bancária, situada na avenida Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus.


O indivíduo utilizava identidade falsa para solicitar empréstimos financeiros de altos valores.
Durante coletiva de imprensa realizada no prédio da DERFD, localizada no bairro Alvorada, zona centro-oeste, o delegado Adriano Félix, titular da unidade especializada, disse que Alfonso foi preso no momento em que tentava cometer o crime, com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa.
“Tomamos conhecimento de que o indivíduo estava utilizando uma documentação falsa naquela agência bancária, para abrir uma conta e solicitar empréstimo consignado no valor de R$ 90 mil. A partir desta informação, as equipes de investigação se deslocaram de imediato à instituição, no intuito de verificar de fato quem seria esse indivíduo”, explicou o delegado.
Conforme o titular, em diligências no local, os policiais civis da DERFD confirmaram que Alfonso estava utilizando a CNH com dados falsos, com objetivo de aplicar o golpe no banco, e, consequentemente, na pessoa na qual estava utilizando o nome, causando um enorme prejuízo financeiro às partes.
“Em depoimento, ele confessou toda a atividade delituosa, informando que já teria sido preso em flagrante em 2018, pelo crime de estelionato. Durante consulta em nosso sistema operacional, verificamos seis Boletins de Ocorrência (BOs), constando o nome do indivíduo como autor dos crimes de estelionato”, destacou o titular da especializada.
A autoridade policial comunicou ainda que Alfonso era apenas quem abria as contas bancárias, solicitava o empréstimo, e, posteriormente, cancelava a conta após conseguir o empréstimo. Ele repetia o ato em sequência, com outra CNH falsa, para conseguir vantagem financeira.
“As investigações irão continuar, a fim de investigar o envolvimento de outros indivíduos na prática criminosa, tendo em vista que o mesmo afirma não ser o responsável pela produção dessas documentações”, encerrou o titular.
Orientação

Félix orienta às vítimas dessas práticas que procurem imediatamente a delegacia mais próxima ou a DERFD, a fim de registrar um Boletim de Ocorrência (BO), para que seja dado andamento às investigações.
Procedimentos

Alfonso responderá por uso de falsidade ideológica e ficará à disposição da Justiça.

FOTOS: Mayara Viana/PC-AM

Post Relacionado

Pré-candidata Carol Braz, a “Onça do Amazonas” destaca a importância da mulher na política amazonense

Redação

Prefeitura de Manaus reforça frota de ônibus para atender os passageiros do porto Ceasa

Victória Farias

Diante de aumento de casos, Prefeitura de Manaus orienta população a atualizar esquema vacinal contra a Covid-19

Shayenne