Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaCultura

Isabelle Nogueira mostra a força da Cunhã Poranga do Boi Garantido

 A chuva que começou a cair em Manaus, quando a estrutura metálica em forma de coração, que trazia a Cunhã Poranga Isabele Nogueira estava a 70 metros de altura, deixou apreensiva a multidão, que lotava o Curral do Boi Garantido, na madrugada do domingo (8). 

Olhares e celulares em direção ao alto era a principal imagem do local. Mas, ao pisar no palco, a indígena mais bonita da aldeia vermelha mostrou força e garra. Nem o piso extremamente liso e encharcado tirou o brilho da evolução e ela foi ovacionada pela galera vermelha e branca, durante e após a apresentação.

Antes de descer literalmente no palco, na “Noite da Cunhã Poranga”, realizada pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), Isabelle disse que estava ansiosa, pois pela primeira vez ia dançar a toada Isa-A-Bela de Paulinho Du Sagrado do álbum “Amazônia do Povo Vermelho”.

A afirmação que a toada mostra a força e empoderamento da mulher amazônida, que luta pelo que quer e faz bem o que se propõe, foi traduzida na sua evolução.

“Eu não sei o que senti. É tudo misturado. Alegria e emoção juntas. A chuva não veio para atrapalhar de jeito nenhum. Ela veio para nos abençoar. Veio para nos dar força e levar à vitória. Só tenho a agradecer pela noite de ontem”, enfatizou emocionada.

Para a vice-presidente do Garantido, Ida Silva, Isabelle demonstrou a força, beleza e exuberância com sua evolução. Ela enfatizou ainda que o Garantido é superação. “A chuva veio, todos ficaram apreensivos, mas a galera enviou sua energia e a nossa cunhã se superou na dança. Não subestimem o nosso povo vermelho”, enfatizou.

“A Isabelle mostrou toda a força do nosso boi. Vê-la no alto, na chuva, mostrando tranquilidade e depois evoluir com tanta beleza mostrou que é uma guerreira vermelha mesmo”, avaliou a médica Adriana Mesquita, no meio do povo vermelho.

O apresentador Israel Paulain e o levantador Sebastião Jr. foram os responsáveis pelo show principal e souberam conduzir a galera de forma magistral.

“Luta pelos povos indígenas

Antes da apresentação de Isabelle, foi realizado um protesto pela situação dos indígenas da etnia Yanomami. O palco foi ocupado por importantes lideranças indígenas do Amazonas: Vanda Witoto, Samela Sateré-Mawé e Thaís Kokama enfatizaram em seus discursos a luta constante do seu povo contra ataques sistemáticos.

“Somos o Boi da Amazônia e a luta pela resistência dos Povos Indígenas é uma de nossas bandeiras há décadas. A Nação Vermelha e Branca entendeu e celebrou o recado dado pelas mulheres guerreiras. Essa luta também é nossa”, confirmou Adan Renê da Direção Geral do Espetáculo (DGE).
Show

O evento também teve shows de Leonardo Castelo (Amo Arena 2), da levantadora Marcia Siqueira e de Carlinhos do Boi. Além da presença da Batucada; grupos de dança Garantido Show; Somos um Show e Grupo Ágatha e a torcida oficial Comando Garantido.
Fotos: Eduardo Cavalcante/Luciano Bitencourt

Post Relacionado

​Conselheiro do TCE-AM suspende pregão da Secretaria Municipal de Saúde em Coari

Victória Farias

Profissionais participam de curso de multiplicadores no enfrentamento da hanseníase

Victória Farias

Ministério da Justiça pede retirada de Kinder Ovo do mercado após surto de contaminação

Shayenne