Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaGoverno do Amazonas

Governo do Amazonas inicia obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero

O Governo do Amazonas iniciou, oficialmente, nesta terça-feira (29/03), as obras de construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A placa do marco inicial dos trabalhos foi descerrada pelo diretor-presidente da Fundação, mastologista Gerson Mourão, que representou o governador Wilson Lima, autoridades e servidores da instituição.
A desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo e o desembargador Cezar Luiz Bandiera, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), participaram da ação.
O centro de referência será construído em terreno ao lado da FCecon, na rua Campos Sales, esquina com a avenida Dom Pedro I. O início da construção ocorre durante o Movimento Estadual Março Lilás, mês de prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
“O Governo do Amazonas tem o compromisso de avançar nos serviços de saúde da mulher e enfrentamento às doenças de maior prevalência no nosso Estado. A construção desse centro é um marco histórico e será capaz de salvar muitas vidas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Conizações – No Cepcolu, serão realizadas conizações, uma pequena cirurgia que trata lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva. Em 2021, a FCecon realizou 548 conizações.
“O Cepcolu vai ser o grande divisor de águas porque aqui, na FCecon, é onde se realizam 98% dessas cirurgias que previnem o câncer do colo, portanto ele representa o início da erradicação do câncer do colo do útero no nosso Estado, junto com a vacinação, junto com os outros exames”, disse Gerson Mourão.
A FCecon gasta, anualmente, em torno de R$ 20 milhões para tratar o câncer do colo do útero com cirurgias, quimioterapia e radioterapia. A construção do centro representa economia ao tratar as lesões antes delas se tornarem câncer, além da abertura das salas cirúrgicas na FCecon para outras cirurgias oncológicas.
Estrutura – A obra de construção do Cepcolu conta com investimento de R$ 2,5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Saúde (FES), repassado pelo Governo do Amazonas. O centro será um hospital exclusivo para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, que são causadas por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).
“O Cepcolu será um hospital-dia, direcionado exclusivamente para tratar as lesões pré-malignas no colo do útero, que, há muito tempo, são feitas somente na FCecon. As conizações sairão da FCecon e vão ser realizadas no centro avançado. É um momento histórico para o Estado do Amazonas. Precisamos comemorar, porque haverá um enfrentamento impactante na questão do câncer do colo uterino no nosso Estado”, disse a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, ginecologista Mônica Bandeira.

Serão quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios para as conizações e um anfiteatro, onde serão ministrados cursos, treinamentos, habilitação e qualificação de profissionais de saúde nas patologias do trato genital inferior. A área construída será de 761,25 metros quadrados (m²).

A previsão é que as obras de construção do centro avançado durem quatro meses.

Números – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas lidera os índices de casos de câncer do colo do útero em todo o Brasil. Somente em 2022, 700 mulheres amazonenses devem ser diagnosticadas com a neoplasia.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Post Relacionado

Calcinha Preta muda logomarca da banda para homenagear Paulinha Abelha

Shayenne

Mais de 500 profissionais de educação de Tefé são certificados no projeto ‘Trilhas do Saber’

Redator

CAS analisa aumento na tributação sobre refrigerantes e bebidas açucaradas

Redator