Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Empreendedorismo é destaque na Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realiza ações voltadas para o empreendedorismo durante o ano inteiro, porém, em outubro, mês do empreendedor, em alusão ao seu dia, celebrado neste dia 5, as ações da Semtepi estão intensificadas em todas as zonas da cidade.
Fomentando a cultura empreendedora, em 2022, 3 mil empreendedores serão beneficiados com o valor de R$ 500, pagos por meio do programa ‘Auxilio Empreendedor’. Segundo o secretário da Semtepi, Radyr Gomes Júnior, essa é apenas uma das oportunidades promovidas pela gestão municipal, para impulsionar e consolidar negócios na capital.

“Nós estamos fazendo obras, no Local Casa de Praia, no Dimicro, com intenção de entregar neste ano ainda. Vamos fortalecer muito mais o ambiente empreendedor onde Manaus tem a maior densidade populacional, que é na zona Leste, reformando o shopping Phelippe Daou. O prefeito David Almeida entendeu que fortalecer o empreendedorismo significa também trazer a administração das galerias e shoppings populares para Semtepi, e já estamos trabalhando nisso. Vamos reformar, além de dar mais qualificação, já estamos na segunda edição do edital Mais Inovação, vamos colocar curso de inglês para empreendedores, então tem muita ação para empreendedorismo na nossa cidade por meio da prefeitura”, explicou o secretário da Semtepi, Radyr Gomes Jr.
Além dos departamentos de economia solidária, qualificação e planejamento dentro da Semtepi, a secretaria também é responsável pela administração das Galerias populares, a construção do Local Casa de Praia, o Micro Distrito Industrial de Manaus (Dimicro), postos do Sine Manaus, Casarão da Inovação Cassina, entre outros locais e serviços pensados para o empreendedor.

O Casarão da Inovação Cassina, localizado na Praça Dom Pedro II, no centro histórico de Manaus, no Distrito de Inovação, passou a ser um centro de empreendedorismo e inovação de desenvolvimento tecnológico para fomento de pequenas empresas emergentes conhecidas como “startups”.
“Dia 5 de outubro é o Dia do Empreendedor, então neste mês a programação foi pensada, aqui no Cassina, levando em conta os pontos que o empreendedor tem mais dificuldade e necessidade, a nossa principal missão é fomentar empreendedorismo e inovação, por meio de projetos e editais, e para isso estamos aqui e atendemos a população”, explicou o gestor do Cassina, Leandro Neves.
Já o Sine Manaus, com unidades na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, e no shopping Phelippe Daou, bairro Cidade de Deus, é responsável pela disponibilização de mais de 300 vagas ao mês, e 3.113 somente em 2022, além dos cursos de capacitação empreendedora, visto que a relação empreendedor-empregado é clara na busca pelo benefício da população.

“Como no Sine nós ofertamos vagas de emprego, nós buscamos que o empreendedor esteja com seu negócio de ‘vento em popa’ para que eles consigam ofertar essas vagas de emprego para o cidadão, e neste Dia do Empreendedor digo que nós devemos muito aos empreendedores, responsáveis por boa parte do nosso PIB em Manaus, que eles perseverem e assim vamos avançar na nossa cidade”, disse Fábio Araújo, diretor do Sine Manaus.

A Semtepi também é responsável pela realização de mais de 40 feiras itinerantes na cidade, como os parceiros artesãos que estiveram no festival #SouManaus Passo a Paço 2022, no Festival Folclórico do Amazonas, na calçada da Ponta Negra, sede da Prefeitura de Manaus e em diversos outros espaços, que já foram responsáveis pela movimentação de mais de R$ 300 mil em 2022.
Qualificação

A qualificação profissional do empreendedor também é prioridade. No 2º ciclo do programa ‘Salto – Aceleradora de MEIs’, mais de 600 empreendedores foram selecionados para impulsionar os negócios, por meio da metodologia exclusiva que é aplicada em cada encontro. Além disso, foram ofertadas 100 vagas para o curso ‘Empretec’, reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nos próximos meses, mais projetos de qualificação devem ser lançados para atender o público, entre eles, o programa ‘English Manaus’, curso de idiomas adaptado para negócios.
Fotos – Antônio Pereira e João Viana / Semcom

Post Relacionado

Prefeitura convoca classificados do edital Thiago de Mello – Novos Talentos e ‘Artistas e Profissionais da Cultura’

blitzamazonico

*Pauderney se reúne com mais de 100 educadores em Coarí e conversa com lideranças em Tefé

Redação

Ruas do bairro Monte Sião recebem serviços de recuperação asfáltica da Prefeitura de Manaus

Victória Farias