Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaGoverno do Amazonas

Em Parintins, Governo do Amazonas lança Workshop Bem Receber e anuncia ações para fortalecer o turismo

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), lançou, nesta segunda-feira (09/05), ações para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo na cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), entre capacitações e infraestrutura.
Nas ações constam o Workshop Bem Receber, com a capacitação de prestadores de serviços turísticos, auxílio na reforma de 200 triciclos; construção de infraestrutura turística na Comunidade Santa Rita – Serra da Valéria; e certificação de alunos que concluíram os cursos realizados pela parceria entre Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Amazonastur.
“Esse pacote de ações aqui em Parintins foi o que determinou o nosso governador Wilson Lima, sensível aos amigos do interior, principalmente a Parintins, nesse momento de retomada do Festival. Esse pacote está ocorrendo por conta da alta demanda dos profissionais aqui da cidade”, explicou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.
O presidente da Amazonastur ressalta que a capacitação nesta época do ano em Parintins é estratégica. “Amazonastur vai trabalhar dia e noite para capacitar cada vez mais o trade, aquele que vive do turismo, aquele que leva para casa o sustento do turismo para que ele recebe o turista, consiga refinar o seu atendimento, que o turista chegue aqui, seja bem recebido e saia da cidade feliz para que ano que vem a gente tenha uma um festival maior ainda”, afirmou.
O projeto Workshop Bem Receber vai qualificar um total de 850 prestadores de serviços turísticos, para a melhoria no atendimento ao turista, durante os grandes eventos do Estado, como o Festival Folclórico de Parintins. O projeto ocorre em formato de palestras pela empresa amazonense com expertise internacional, Singulari Consultoria, que tem atuação focada no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças. A metodologia envolverá palestras de 2 horas/aula (cada turma), com a apresentação de vídeos, dinâmicas e atividades práticas sobre qualidade no atendimento ao turista.
O workshop Bem Receber inicia pelo município de Parintins, como uma ação preparatória do Governo do Estado do Amazonas para o 55º Festival Folclórico. Na ilha Tupinambarana serão oferecidas seis turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, somando 300 vagas, sendo 250 na sede do município e 50 na região da Serra da Valéria, na Comunidade de Santa Rita.
Público-alvo – As palestras serão direcionadas aos tricicleiros; taxistas/mototaxistas; atendentes de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral, atendentes de porto e aeroporto; vendedores ambulantes; garçons; artesãos; guias/monitores/condutores de turismo e de pesca; piloteiros, permissionários de feiras e mercados; camareiras, dentre outros.

O workshop também vai beneficiar os municípios Barcelos, Itacoatiara, Manaus, Manacapuru e Maués, e ocorrerá em formato presencial. As próximas edições do Workshop Bem Receber acontecerão em datas que antecedem os grandes festejos locais como: a temporada de pesca esportiva, em Barcelos; o Fecani, em Itacoatiara; a temporada de cruzeiros, em Manaus; o Festival de Cirandas, em Manacapuru; e a Festa do Guaraná, em Maués.
Infraestrutura turística – Foi anunciado o início da construção da infraestrutura turística na a Comunidade Santa Rita, na Serra da Valéria, para atender as demandas dos visitantes na temporada de cruzeiros.
“Já temos uma empresa ganhadora que deve iniciar os trabalhos nas próximas semanas. O contrato já está assinado, inclusive, a primeira etapa será pavimentação, terraplanagem, um portal e dois terminais de embarque e desembarque”, destacou o presidente da Amazonastur.
Símbolo do município e do Festival Folclórico, o triciclo é um dos principais meios de transporte de Parintins. Para beneficiar o segmento, o Governo do Amazonas também realiza o auxílio na reforma de 200 triciclos, com investimento de R$ 50 mil, para o atendimento da população e de turistas que visitam a ilha.
“É uma demanda para que eles possam ter um instrumento de trabalho digno, exercer sua atividade econômica de uma maneira digna, séria, que possa levar para casa seu dinheirinho que é muito importante para eles e para economia do estado”, disse Gustavo Sampaio.
Conforme o deputado e presidente da comissão de turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Tony Medeiros, o turismo movimenta R$ 100 milhões na economia de Parintins durante o Festival, sendo uma alternativa econômica de desenvolvimento para o município.

“O que mais importa nesse momento é a capacitação de todos os envolvidos e a Amazonastur cumpre a sua função nesse momento. Então só tenho que parabenizar o governador Wilson Lima por esse pacote de ações destinadas ao turismo e, também, parabenizar a Amazonastur por ter esse olhar diferente junto ao Festival Folclórico de Parintins”, ressaltou o parlamentar.
Certificação – Apostando na qualificação para o desenvolvimento do turismo regional, 64 alunos concluíram os cursos de Inglês Aplicado ao Turismo, Agente de Informações Turísticas e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos por meio da parceria do Cetam e da Amazonastur.
“Fiz o curso de inglês para ajudar no meu trabalho de tricicleiro, para receber os turistas que vem a nossa cidade pelo festival, fora do festival, como eles vêm por passeio turístico, nós estamos prontos para receber eles e levar a passeio turístico”, contou o tricicleiro Adelson Cativo que recebeu o certificado do curso de Inglês Aplicado ao Turismo.
O presidente da câmara dos vereadores e prefeito em exercício, Matheus Assayag, destacou a união entre as esferas estadual e municipal para fortalecer o turismo em Parintins. “É fundamental todo esse trabalho que vem sendo feito pela Amazonastur em parceria com a prefeitura, em parceria com o Cetam para que a gente possa cada vez mais atingir outros patamares”, declarou.

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

Post Relacionado

Em cinco meses, Paredão auxiliou na recuperação de mais de 400 veículos em Manaus

Redator

NA BRONCA! Moradores pedem providências para coibir os furtos de hidrômetros na Zona Sul de Manaus; veja o vídeo

Redação

PMAM detém três pessoas por porte ilegal de arma de fogo, receptação e roubo

Redação