Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaEducação

Dia do Professor: Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, reforça compromisso com profissionais da educação

Fundamental na formação do ser humano, o professor, nesta data comemorativa, nos chama à reflexão sobre o respeito e o reconhecimento que os profissionais merecem. Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), reforça neste 15 de Outubro, Dia do Professor, algumas de suas iniciativas que fortalecem a atuação deste profissional indispensável para a construção de saberes e difusão de conhecimento.

Como presidente da Casa, Cidade conduziu a votação que aprovou o pagamento extraordinário do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), Lei nº 6.033/2022, que beneficiou 25.968 professores e pedagogos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Também comandou e votou em favor da Leiº 5.691/2021, que criou o “Programa Educação Premiada”, que resultou no pagamento do 14º e 15º salários dos profissionais da rede estadual de ensino.
“Temos uma dívida que nunca será paga totalmente com esse profissional que tanto contribui com a nossa sociedade. O professor é o único profissional indispensável a qualquer pessoa, a qualquer formação. Nosso mandato sempre reconheceu e reconhece a importância do professor, do educador. Que este dia seja uma chamada à reflexão sobre a necessidade contínua de reconhecimento e valorização profissional do professor”, afirmou o parlamentar.
Cidade também votou favoravelmente à Leiº 5.524/2021, que instituiu a correção dos valores do Quadro de Função Gratificada e para o regime complementar dos servidores da educação.
O deputado ainda apresentou Projetos de Lei em benefício desses profissionais como os de nº 72/2022 e de nº 494/2019.
O PL nº 72/2022 cria medidas de atenção à saúde ocupacional dos profissionais de educação da rede estadual de ensino, com prioridades para a saúde vocal, auditiva e mental, além de orientação sobre os processos de adoecimento relacionados com sua atividade. E o PL nº 494/2019 cria campanhas publicitárias permanentes nas escolas públicas e particulares de valorização e respeito ao trabalho do professor.
“Além de ensinar, o professor precisa se qualificar, por isso apresentei o requerimento 2918/2021, que solicitou que fossem disponibilizados cursos de mestrado e doutorado para professores e pedagogos de São Gabriel da Cachoeira. Nosso intuito, nesta próxima Legislatura, é nos mantermos ainda mais vigilantes e atentos às demandas desses profissionais em todo o nosso estado do Amazonas e contribuir com a melhoria na formação e nas condições de trabalho deles”, finalizou.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus orienta população sobre inscrições no programa ‘Salto – Aceleradora de MEIs’

Patrick

Instituto JUSMAF realiza ação social para emissão de documentos na comunidade Jorge Teixeira em Manaus

Redação

Passe Livre estudantil vai beneficiar estudantes da rede pública estadual, em Manaus

Redator