Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Desmitificando: tomar banho após a refeição faz mal?

Quem nunca ouviu a avó ou a mãe dizer: “não pode tomar banho depois do almoço”? Esse é um conselho comum, mas que frequentemente é considerado um mito popular, diferentemente de quando é uma questão com respaldo científico. 




A verdade é que as mamães e as vovós estavam certas: o banho influencia o sistema nervoso autônomo, e consequentemente, interfere no processo digestivo.

A relação desarmônica entre banho e refeições (principalmente as pesadas) provém do funcionamento do sistema nervoso central, que regula também o sistema digestório. Após as refeições, o organismo prioriza o processo de digestão.

Nesta ação natural do corpo, o sistema nervoso autônomo é ativado via sistema nervoso entérico para direcionar a produção de hormônios e volume de sangue para o processo digestivo.

Quando o corpo humano sofre uma mudança de temperatura, o sistema autônomo também é ativado: mas dessa vez, ele prioriza a regulação da temperatura corporal. Então, ao invés do organismo priorizar a digestão, o corpo prioriza a regulação da temperatura corporal — e isso não dá certo. É como tentar realizar duas tarefas árduas que exigem atenção ao mesmo tempo: o resultado final é desarmônico e provavelmente nenhuma delas será concluída com plena eficiência.

Mas o que acontece se tomar banho após as refeições?


Existe a possibilidade de provocar um choque térmico, dispepsia ou desencadear síncope cardiorrespiratória, fenômeno ocasionado por uma repentina diminuição da circulação sanguínea no cérebro, que pode provocar o desmaio súbito.

Portanto, para evitar qualquer tipo de risco, o indicado é evitar alterações bruscas de temperatura (e consequentemente o banho) após as refeições. Dessa forma, o seu organismo irá centralizar a circulação sanguínea no processo digestivo e não na regulação da temperatura temporal. O indicado é aguardar no mínimo 30 minutos após a refeição para tomar uma ducha.


 

Fonte: Mega Curioso

Post Relacionado

Em Japurá, Polícia Militar detém dupla por porte ilegal de arma de fogo

Redator

Pela primeira vez Comunidade Canto do Sabiá recebe equipes de infraestrutura da Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Lei de Roberto Cidade busca conscientizar a população sobre os prejuízos do desperdício de água

Redação