Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaGoverno do Amazonas

Desaparecimentos em Atalaia do Norte escancaram incompetência do Amazonas na Segurança Pública, diz Ricardo Nicolau

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) afirmou em publicação nas redes sociais, nesta terça-feira, 14, que o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips escancara, para o mundo, a completa falta de controle do governo do Amazonas na Segurança Pública em municípios da fronteira.


Bruno e Dom desapareceram no dia 5 deste mês na região do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, que sofre há muito tempo com a presença de narcotraficantes e de garimpeiros ilegais.

Ao se solidarizar com as famílias e amigos dos desaparecidos, o parlamentar cobrou do governo estadual celeridade nas investigações para encontrar os responsáveis pelo crime.
“Solidarizo-me com os familiares e amigos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, que estão desaparecidos desde a semana passada no Vale do Javari, no Amazonas. Eu sei bem o que é a dor de perder um ente querido. E espero que o governo do Amazonas cumpra o seu papel e encontre, o mais rápido possível, os responsáveis por este crime brutal e que haja punição severa como prevê a lei. O que aconteceu com Bruno Pereira e Dom Philips escancara, em nível internacional, a incompetência do Estado em manter a segurança dos cidadãos não apenas em Atalaia do Norte, mas em todos os municípios, especialmente nas regiões de fronteira”, enfatiza.

Segundo a rede de televisão BandNews TV, a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia alertado sobre a violência no local há cinco anos. Ricardo Nicolau afirmou que o Amazonas não pode ser visto pelo mundo como terra sem lei e lembrou que as populações indígenas e ribeirinhas sofrem, diariamente, com as ações de criminosos no interior do estado.

“O governo do Estado perdeu o controle da segurança pública há muito tempo. Vítimas do narcotráfico e de piratas dos rios estão desaparecendo também, todos os dias. Infelizmente, as populações ribeirinhas e indígenas convivem com os assaltos e a ação criminosa do narcotráfico e do garimpo ilegal em vários rios do Amazonas. Além de não podermos mais andar nas ruas com tranquilidade, agora os rios também estão na mesma situação. É preciso ter pulso firme e coragem para enfrentar a criminalidade. O Amazonas não pode ser visto como uma terra de ninguém”.
O deputado pediu, ainda, a atuação reforçada das Forças Armadas na região. “Também é fundamental a participação maior das Forças Armadas na fronteira com o patrulhamento na área e ações de inteligência”, declarou.
Intervenção federal

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tramita desde fevereiro o Requerimento nº 577/2022, de autoria de Ricardo Nicolau, que pede intervenção federal na segurança pública do Estado após o aumento de 54% no índice de mortes violentas em 2021 em comparação com o ano passado. O documento precisa ser analisado pelo plenário da Casa.

Foto: Marcelo Cadilhe

Post Relacionado

Ageman faz pesquisa de campo para avaliar serviço de concessionária

Victória Farias

Prefeitura de Manaus lança edital de chamada pública para comercialização no Boi Manaus 2022

Victória Farias

Anomalia: onda de calor “fora dos padrões” começa a atingir o centro da América do Sul

Shayenne