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Denúncias desde obstrução de calçadas a ocupação urbana podem ser feitas no Disque Ordem da Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforçou os atendimentos nos canais de acesso à população para denúncias de obstrução de calçadas, obras irregulares, ocupações ilegais de áreas públicas, entre outras.


Um dos canais é o Disque Ordem, onde o cidadão pode ligar para o número 161 e fazer sua denúncia, tendo dados básicos em mãos, como endereço, localização e um ponto de referência.

O Disque Ordem funciona de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. No Implurb, durante todo o período da pandemia, foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações de obras e postura. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização enviando e-mail para diskordem.implurb@pmm.am.gov.br ou ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br.
Atendimento
A entrega de documentação física na autarquia está sendo feita por agendamento e os demais procedimentos ocorrerão por meio virtual, em razão das restrições decorrentes do aumento de casos de síndromes gripais e infecções pela variante Ômicron na capital.
Internamente, os colaboradores do Implurb seguem com funcionamento integral para garantir a continuidade dos serviços, no expediente normal das 8h às 16h.
Processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, entre outros serviços do órgão continuam sendo atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail respostaimplurb@outlook.com.
O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br.), com os documentos necessários em formato PDF. No site existe um tutorial de como enviar a documentação.

Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias.

A Gerência de Atendimento (Geat) está funcionando internamente no horário das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, atendendo pelo número (92) 3625-5068.

Formalizações de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb. A Diretoria de Operações (Diop) também está funcionando todos os dias, com escala e on-line, dando suporte aos setores técnicos. Contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail diop.implurb@pmm.am.gov.br.

Canal

Há um canal direto para sanar dúvidas técnicas, verificar status, pareceres e questões referentes à legislação urbana em vigor, com um número de WhatsApp (conta comercial). Requerentes que tiverem processos tramitando junto ao órgão, especificamente na Divisão de Aprovação de Projetos (Diap), podem entrar em contato pelo número (92) 98855-1630, para ter apoio da equipe técnica do Implurb, das 8h às 12h.
Servidores da Diap e de Tecnologia da Informação (TI) darão suporte para que o público tenha as respostas de forma mais rápida. Para agilizar o serviço, o usuário deve ter o número do processo em mãos e enviar sua dúvida ou solicitação.

Contatos do Implurb
Geat – Gerência de Atendimento
Telefone: (92) 3625-5068, somente de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h, para agendamento prévio.
E-mail – respostaimplurb@outlook.com
GCA – Gerência de Cálculo e Arrecadação
implurb.pmm@hotmail.com
Disque Ordem e Denúncias
Telefone – 161, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Todas as denúncias e reclamações serão formalizadas tão somente via e-mail diskordem.implurb@pmm.am.gov.br e ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br

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