Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Defesa Civil Municipal recebe alunos de escola pública e fala sobre prevenção em áreas de risco de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu continuidade, na manhã desta quinta-feira, 13/10, à programação da Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais, Tecnológicos ou Humanos, com uma palestra para alunos da rede pública de ensino.


A atividade aconteceu no auditório da Casa Militar, localizado na rua Padre Agostinho Caballero, no bairro Compensa, zona Oeste.
Por meio do projeto Defesa Civil na Escola, instrutores e monitores da Defesa Civil, do Núcleo de Educação em Urgência (Neur), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizaram palestras e dinâmicas com crianças entre 9 e 10 anos da escola municipal Maria Madalena Corrêa, no bairro Vila da Prata, zona Oeste, participaram de rodas de conversas e interações, além de compartilharem experiências de risco.
“Hoje, quinta-feira, tivemos a presença do projeto Defesa Civil na Escola. Convidamos uma escola municipal para participar, juntamente com o Samu, de uma palestra de prevenção e conscientização do risco doméstico, em que as crianças puderam trabalhar essa forma de prevenção, sabendo o que é possível acontecer em relação ao risco, mas, principalmente, sabendo o que fazer em casos de emergências”, informa o secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, Fernando Júnior.
Ariomar Nobre, do Núcleo de Proteção da Defesa Civil (Nupdec), explica quais escolas são atendidas pelo projeto e porque são priorizadas as áreas de risco.
“O projeto Defesa Civil na Escola, que existe desde 2010, está desenvolvendo uma atividade durante a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais, Tecnológicos ou Humanos. Ele é desenvolvido nas escolas próximas a áreas de risco nos bairros de Manaus. Então, nós chegamos nessas escolas levando capacitação de saúde, primeiros socorros, meio ambiente e defesa civil. Hoje, recebemos uma escola que, apesar de estar em uma área pavimentada, é próxima a uma área que alaga. Nós levamos para a criança a percepção de risco, uma tarefa do sistema de Defesa Civil”.

Ao todo, 27 estudantes participaram da programação e utilizaram bonecos para simular primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar. Elen Assunção, coordenadora-geral do Samu, destaca quais instruções foram passadas aos alunos, e como isso auxiliará eles em possíveis situações de risco.
“A gente fez orientação sobre primeiros socorros, os casos de parada cardiorrespiratória, acidentes domésticos e engasgos. Qualquer coisa que eles pudessem fazer antes da chegada do socorro. Enfatizamos o telefone, que é o 192, para evitar trotes. Foram aulas teóricas e práticas, com simulação de atendimentos e ressuscitação de bonecos”, conta.
O encerramento da programação oficial acontecerá na manhã da próxima sexta-feira, 14/10, no auditório da Casa Militar, com certificação para as instituições amigas da Defesa Civil.

Post Relacionado

Prefeito anuncia investimentos inéditos na reestruturação e modernização da Guarda Municipal de Manaus

victoria Farias

Manaus sedia workshop nacional de ‘Boas Práticas’ voltado às populações indígenas venezuelanas no Brasil

Patrick

Prefeito inaugura creche municipal Dorothéa de Souza Braga, na zona Norte

Patrick da Silva FARIAS