A defensora e pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PDT, Carol Braz, participou de várias reuniões em Manaus promovidas por lideranças comunitárias nos últimos dias e na noite de ontem, 03/02, no encontro realizado no Núcleo 15 da Cidade Nova, convocou a população a se unir e mostrar sua força.
“A força vem do povo, é preciso dar uma resposta por meio de abaixo assinado contra tudo que as pessoas vêm sofrendo em decorrência da mudança no sistema dos contadores de energia” destacou Carol Braz.
O sentimento identificado é de indignação.
“O povo está sendo massacrado e os direitos estão sendo jogados na lata do lixo. Quem precisa dos direitos não está tendo acesso ao que é necessário. Por isso arregaço as mangas nas ruas pra defender o povo que precisa conhecer seus direitos” disse a defensora.
A vendedora ambulante, Maria Bernardeth, uma idosa com deficiência física, mãe de um jovem com deficiência mental, tenta desde 2005 obter a tarifa social: “Eu não sou coitadinha, todo o bairro conhece minha luta vendendo bombom no carrinho em frente à escola” afirmou.
A mobilização dos moradores iniciou-se no começo do ano com o casal Luiz Coderch e Lúcia Tavares, após realizarem o curso ‘Defensoras Populares’ sobre direitos sociais da população, promovida pela Defensoria Pública – Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), representada pela Defensora Carol Braz.
“Entrei nessa luta com a Lúcia, minha esposa, por ver a atitude imoral e indecente de uma empresa que é a única na distribuição de energia e que lida com um bem essencial na vida do homem moderno e faz desse comércio e negócio algo que massacra quem não pode pagar a sua energia” diz o psicólogo Luiz Coderch.
O casal Luiz e Lúcia se tornou inspiração de luta para a vendedora ambulante, Dona Maria, despertando também interesse em fazer o curso Defensoras Populares.
A iniciativa do abaixo assinado se propõe a coletar assinaturas de pessoas que se sentem prejudicadas pelo novo sistema de contadores de energia, como forma de mostrar a força popular para somar a uma ação civil pública que já se encontra em andamento no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, bem como para incentivar que mais pessoas mobilizem seus bairros e comunidades pela luta e defesa por seus direitos.
O movimento popular conta com a mobilização de lideranças comunitárias como Pepety, do Renato Souza Pinto, Miro, da Comunidade Boas Novas, Nascimento e Silvia, do Núcleo 15 e vários outros representantes de bairros, além da participação dos advogados Dr. Israel Stone e Dra. Elcilene Rocha.