Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

CMS/Manaus e Semsa preparam 16ª Semana do Controle Social

A 16ª Semana do Controle Social de Manaus será realizada no período de 17 a 25/11, reunindo representantes de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.


Organizado anualmente pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o evento tem como objetivo promover a comunicação, divulgação, informação e debates sobre a defesa do Controle Social no SUS.
Durante a 10ª Assembleia Ordinária do CMS/Manaus, realizada nesta quarta-feira, 26/10, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, na zona Centro-Oeste, houve a apresentação e aprovação do projeto básico da 16ª Semana do Controle Social, que terá os conselheiros locais e municipais de saúde como público-alvo principal, assim como representantes de entidades comunitárias, abordando o tema “Em defesa do SUS o controle social está em campo”.
Segundo o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Souza, a Semana do Controle Social foi idealizada como um evento anual para comemorar o aniversário do CMS/Manaus, criado no dia 11 de junho de 1991, e como uma estratégia para valorizar o trabalho dos conselheiros de saúde, representando um espaço de debate e escuta sobre as dificuldades encontradas na execução do controle social e na defesa do SUS.

“O evento normalmente é realizado no mês de junho, mas foi adiado por causa do processo eleitoral para conselheiros que ocorreu nesse período. A programação deste ano está sendo organizada para reforçar a importância do controle social e também para a qualificação dos conselheiros locais de saúde. Haverá ainda apresentação de experiências exitosas executadas pelos conselheiros junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, informou o presidente.
Além do CMS/Manaus, que disponibiliza 32 vagas para conselheiros municipais e respectivos suplentes, o município de Manaus conta com 68 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), sendo cada um composto por gestores, trabalhadores e usuários do SUS, que atuam no controle social em 68 UBSs nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

O conselheiro e subsecretário municipal de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destacou que a Prefeitura de Manaus apoia a realização da Semana do Controle Social e que é essencial o envolvimento dos gestores e trabalhadores da rede municipal de saúde, assim como do segmento dos usuários.

“Quando há esse envolvimento dos três segmentos do controle social do SUS, há a melhora da qualidade da gestão. Muitas vezes o conselheiro local tem um olhar mais próximo de determinadas questões e pode alertar a gestão mais rapidamente sobre um problema. Por isso, quando abre um espaço como a Semana do Controle Social, quando ocorrem discussões e planejamento, a participação de todos os segmentos é essencial para qualificar e agregar valor à gestão na tomada de decisões e para evitar erros na condução dos serviços”, afirmou Djalma Coelho.

Post Relacionado

Terceiro suspeito pelo assassinato de Bruno e Dom se entrega à polícia

Shayenne

O Professor Rodrigo Froés representando a educação Amazonense receberá na próxima sexta-feira, 26, no VI Encontro Amazônico, no Salão Nobre do PRIME HALL BUFETT, em Belém, Estado do Pará importante HONRARIA DA CÂMARA BRASILEIRA DE CULTURA e Academia de Ciências e Artes.

Redação

Prefeitura finaliza serviço de recapeamento asfáltico em via do conjunto Nova Jerusalém

victoria Farias