Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

CMS/Manaus discute cronograma de processo eleitoral complementar

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) iniciou os procedimentos necessários para realização do processo eleitoral complementar que vai preencher seis vagas para conselheiros municipais de saúde.


O objetivo é completar o processo eleitoral realizado no mês de junho, quando foram preenchidas 26 das 32 vagas disponíveis para conselheiros titulares, além dos respectivos suplentes, que irão atuar no mandato de 2022-2025.

A composição do CMS/Manaus é formada por oito representantes do governo e de entidades prestadoras de serviços de saúde (25%); oito escolhidos entre entidades representantes de trabalhadores de saúde (25%); e 16 representantes de usuários do SUS (50%).

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 8/9, no Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, os representantes da comissão especial de coordenação do processo eleitoral definiram o cronograma preliminar para a nova eleição.
Segundo o coordenador da Comissão Especial para organização do processo eleitoral, conselheiro Marcilei Pinto da Silva, a proposta de cronograma será encaminhada para a Diretoria Executiva do CMS/Manaus, que colocará em pauta na próxima Assembleia Ordinária, para aprovação dos conselheiros municipais de saúde, seguindo para publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

“Pela proposta da comissão, a intenção é que o cronograma oficial seja publicado no DOM no dia 29 de setembro de 2022, com as inscrições para eleição nos dias 13 e 14 de outubro e a eleição ocorrendo no dia 31 de outubro”, informou Marcilei Silva.
As seis vagas disponíveis na eleição são direcionadas para representantes de usuários da zona Norte; usuários da zona Oeste; representante de entidades públicas de hospitais universitários e hospitais campos de estágio, de pesquisa e desenvolvimento, e de comunidades científicas da área da saúde; representantes de entidades religiosas; representantes de associações de pessoas com deficiência; e representantes de entidades patronais.

“Representantes da sociedade civil organizada que se enquadrem nos requisitos para as vagas podem participar do processo eleitoral. Os interessados podem procurar o CMS/Manaus para obter mais informações do regulamento eleitoral e das regras para a inscrição. A nossa intenção é fazer um processo o mais transparente possível e que toda a sociedade tenha conhecimento sobre a eleição”, destacou Marcilei Silva.

Post Relacionado

Prefeitura trabalha na implantação de 100 metros de uma nova rede de drenagem profunda no conjunto Canaranas

Patrick

Lei de Roberto Cidade auxilia estudantes das redes pública e privada do Estado na escolha sobre o futuro profissional

Redação

Prefeitura de Manaus fecha ano com quase 1,6 milhão de metros quadrados licenciados em alvarás de construção

Victória Farias