Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Centro de Testagem da Covid-19 no Vasco Vasques encerra atividades nesta sexta-feira (04/02)

O Centro de Testagem contra a Covid-19 instalado nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV) encerrará o atendimento à população nesta sexta-feira (04/02).


A megaestrutura, montada pelo Governo do Amazonas em parceria com a prefeitura de Manaus, tinha objetivo inicial de funcionar pelo período de 15 dias, como estratégia para aumentar a oferta de testes e contribuir para evitar a disseminação do vírus, além de monitorar os casos da doença.

Com a redução da procura por testes e a diminuição dos resultados positivos para Covid-19, o local será desmobilizado e a testagem continuará sendo realizada nas unidades de saúde.
“Esse foi um serviço importante para a população, pois, com a grande procura pela testagem no mês de janeiro, conseguimos desafogar as nossas unidades de saúde em Manaus e prestar um atendimento de qualidade desde o diagnóstico da doença até o tratamento dos sintomas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad.
De acordo com levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), coletados pelas equipes de saúde que atuam no Centro de Testagem, do dia 19 de janeiro até ontem (02/02), o número de testes de antígeno coletados no local foi de 28.262, sendo 18.438 (64%) com resultados negativos e 9.824 (34%) positivos.

O atendimento no Centro de Testagem acontece das 9h às 17h, garantindo a testagem de todos que buscarem o serviço até o horário definido. Além do teste rápido para pessoas com sintomas gripais, no local é garantido à população atendimento médico e a medicação para o tratamento dos sintomas da Covid-19.
O Governo do Amazonas, além de ceder o espaço físico do CCAVV, disponibilizou 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, além dos testes de antígeno.
Onde buscar atendimento – Na capital, o teste para diagnóstico da Covid-19 é ofertado à população em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Prefeitura de Manaus, e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs), do Governo do Estado.
A SES-AM orienta os pacientes com sintomas gripais mais frequentes, como coriza, tosse e dor de cabeça, a buscar assistência em uma UBS mais próxima de sua casa. Nos SPAs e UPAs, o atendimento é voltado a pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Post Relacionado

Polícia Militar continua com agenda de encontros do Programa Comunidade Mais Segura

Patrick

Prefeitura faz interdição temporária de alça do viaduto do Manoa

Victória Farias

Governador Wilson Lima anuncia realização do 55º Festival Folclórico de Parintins em 2022

Shayenne