Era a oportunidade que o Flamengo tinha de diminuir a diferença para o líder Palmeiras para apenas cinco pontos, mas em uma tarde de pouca inspiração, o time alternativo do técnico Dorival Júnior não conseguiu superar a forte marcação do Ceará e ficou no empate pelo placar de 1 a 1, na manhã deste domingo, no Maracanã.
Protagonistas para o bem e para mal, Jô pelo Vozão e Gabigol pelo Malvadão, marcaram os gols da partida e também receberam cartão vermelho na etapa complementar.
45 MINUTOS INICIAIS
A Nação mais uma vez fez sua parte, lotou o Maraca para empurrar o Mais Querido, porém dentro das quatro linhas faltou emoção e criatividade dos donos da casa para tirar a equipe do técnico Lucho González da zona de conforto e forçar uma mudança de atitude do time cearense que tinha a clara missão de sair do Rio de Janeiro com um ponto na bagagem e conseguiu. O Rubro Negro tinha o domínio das ações, mas não conseguia incomodar a meta do goleiro João Ricardo. Gabigol tentava criar as melhores oportunidades. Em uma delas, cruzou para Diego desviar à direita do gol. Em outra, recebeu de Cebolinha na pequena área, mas não foi feliz na finalização. Aos 43 minutos resposta do Vozão, Vina deu ótimo passe em profundidade para Mendonza que em velocidade progrediu até o ataque e encontrou o companheiro para bater colocado e surpreender o goleiro Santos.
45 MINUTOS FINAIS
Na tentativa de mudar o panorama da partida, o técnico Dorival Júnior mexeu na volta do intervalo. Pedro, Everton Ribeiro, Vidal e Matheuzinho entraram nos lugares de Marinho, Diego, Victor Hugo e Varela. As mudanças surtiram efeito e o Mengão passou a encurralar a equipe cearense. Aos 7 minutos veio o gol do Fla. Cebolinha bateu cobrou escanteio na área, Richard desviou errado na direção do próprio gol e Gabriel tocou para o fundo da rede deixando tudo igual. Aos 16, em meio à pressão dos donos da casa, Jô foi expulso por xingar o árbitro. Com um a menos o Ceará abriu mão de vez de atacar. Pedro e Cebolinha deram trabalho ao goleiro João Ricardo, que fez grandes defesas. Apesar da vantagem numérica, o Flamengo não conseguia criar chances reais de gol e prevaleceu o empate.
DE OLHO NA CLASSIFICAÇÃO
Com esse resultado, o Flamengo chegou a marca dos 44 pontos, e manteve a distância do início da rodada para o líder Palmeiras com sete pontos de diferença. Já o Ceará foi a 28 pontos e abriu três pontos do Coritiba, primeira equipe da zona de rebaixamento.
PRÓXIMOS CONFRONTOS
O Flamengo volta ao Maracanã nesta quarta-feira na partida de volta contra o Vélez Sarsfield em partida válida pela semifinal da Libertadores. Após vencer por 4 a 0 o jogo de ida, o Malvadão está a um passo para confirmar a vaga na grade finalíssima. Pelo Brasileirão, o time volta a campo no domingo, para enfrentar o Goiás, no Serrinha. No próximo sábado, o Vozão vai receber o Santos, no Castelão, na luta para se afastar do “zona da confusão”.
FALA DORIVAL!
Durante entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior falou sobre a decisão de escalar uma equipe alternativa, além de analisar a atuação do elenco.
“Nós não mudamos o nosso comportamento e nós não vamos alterar. Todos dizem que já temos uma situação definida e que podemos pensar de outra forma, mas eu não concordo. Eu acho que no futebol não podemos ter certeza nunca. Temos que ter segurança e consciência. O time que foi a campo foi um time capaz de fazer um grande jogo. Nós enfrentamos uma marcação definida e forte, isso foi alertado, mas eles foram muito felizes no primeiro tempo”, explicou.
“Nós não tivemos a mesma dinâmica que apresentamos em outras oportunidades. Tivemos a necessidade de alterar. Voltamos ao segundo tempo de outra forma e em outra postura. Empatamos logo no início e tivemos um volume bom, criamos oportunidades. Nós temos que respeitar quando isso acontecer, tirar todas as lições possíveis e devemos continuar trabalhando como sempre foi”, completou.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 CEARÁ
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 04 de setembro de 2022, domingo
Horário: 11 horas (de Brasília)
Público: 64.387 presentes
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartão amarelo: Gabriel Lacerda, Nino Paraíba, Richard Coelho, Vina, João Ricardo e Vázquez (Ceará) e Ayrton Lucas e Pedro (Flamengo)
Cartão vermelho: Jô (Ceará) e Gabigol (Flamengo)
Gols:
Flamengo: Gabigol, aos 6′ do 2ºT
Ceará: Jô, aos 44′ do 1ºT
FLAMENGO: Santos; Varela (Matheuzinho); David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Matheus França), Diego (Everton Ribeiro) e Victor Hugo (Vidal); Marinho (Pedro), Everton Cebolinha e Gabigol.
Técnico: Dorival Júnior.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias (Lucas Ribeiro), Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Richard Coelho, Richardson (Fernando Sobral), Lima (Vázquez) e Vina (Zé Roberto); Mendoza e Jô.
Técnico: Lucho González.
FLAMENGO 1 X 1 CEARÁ | MELHORES MOMENTOS | 25ª RODADA BRASILEIRÃO 2022