Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Campanha contra influenza e sarampo segue com os mesmos públicos em Manaus

A Prefeitura de Manaus informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo segue atendendo, na capital, os públicos da primeira etapa, ou seja, trabalhadores de saúde, que podem receber as duas vacinas, e idosos a partir dos 60 anos, que estão sendo imunizados apenas contra a influenza.


O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, explica que só será possível avançar para novos públicos quando o município receber do Ministério da Saúde as doses necessárias para dar seguimento à campanha.
“Até o momento as doses não chegaram, por isso, não daremos início à segunda etapa da campanha neste dia 3 de maio, como estava planejado. Pelo mesmo motivo, o município ainda não agendou o Dia D de vacinação contra influenza e sarampo”, detalha Djalma, destacando que a expectativa da prefeitura é que o atendimento aos grupos prioritários e o Dia D aconteçam ainda nesta primeira quinzena do mês.
A segunda etapa da vacinação contra influenza vai contemplar, além de trabalhadores de saúde e idosos, outros 15 grupos considerados prioritários. São eles: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas (população a partir de seis meses, assistida pela Sesai/Disei Manaus); professores das escolas públicas e privadas; pessoas com deficiência permanente; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; motoristas e cobradores em exercício efetivo no transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Para o sarampo, o único grupo a ser contemplado na segunda etapa da campanha é o de crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Continuidade
O secretário Djalma Coelho orienta que os trabalhadores de saúde e idosos que ainda não se vacinaram procurem uma das 171 salas onde as vacinas estão disponíveis ou em um dos pontos estratégicos de vacinação – Centro de Convenções, o “sambódromo”, na zona Oeste; Studio 5, na zona Sul; e shopping Phelippe Daou, na zona Norte, que funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h; e Sesi, na zona Leste, que atende de segunda a sexta, também das 9h às 16h.
A lista com o endereço das unidades com salas de vacina pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link http://bit.ly/salavacinamanaus.
“Seguimos vacinando normalmente os públicos já contemplados e pedimos aos que, por algum motivo ainda não se vacinaram, que busquem um dos locais de atendimento, para garantir sua proteção”, orienta Djalma.
A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira, salienta que a vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três tipos de cepas de vírus em combinação H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria. Já a vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus certifica mais de 100 alunos em cursos de qualificação profissional

victoria Farias

Prefeito David Almeida entrega recuperação de trecho da avenida Djalma Batista em tempo recorde

blitzamazonico

Escola da Prefeitura de Manaus une educação ambiental e empreendedorismo

victoria Farias