Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Bens comuns são tema de webinário internacional de urbanismo entre Itália e Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus participa, no próximo dia 28/10, de webinar internacional com o tema “Bens Comuns: Experiências de Nápoles, Manaus e São Paulo”, evento realizado pelo Programa de Cooperação Urbana e Regional América Latina (Iurc-LAC), às 10h (horário Manaus), com duração de 75 minutos.


O webinário terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português e contará com transmissão pela plataforma Zoom, com inscrições abertas neste link.

De Manaus, representando o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, participa do evento apresentando dados da visita de técnicos da Prefeitura de Manaus a Nápoles e a importância do uso de bens comuns para o centro histórico da capital e de prédios abandonados, permitindo seu reuso e ocupação.

Experiências italianas serão apresentadas por Nicola Masella e Giuseppe Micciarelli, que vão expor melhores práticas e lições de espaço urbanos ocupados, que passaram a servir de laboratórios para atividades culturais e democráticas a partir da governança coletiva. Rodrigo Savazoni é escritor, pesquisador e gestor cultural de São Paulo, e vai abordar casos de sucesso latino-americanos.

“Vamos tratar de como se usa o imóvel público como oferta, para que a sociedade civil possa usufruí-lo. São vários os usos e atividades múltiplas, reunindo setores, de modo que o modelo funciona muito bem para locais como Manaus. E acaba desonerando o poder público, com um bem que passa a ter uma gestão pelos próprios usuários, tendo contas e manutenção arcadas pelo grupo gestor”, comentou Andrade.

A ideia é que a sociedade civil organizada, incluindo associações e cooperativas, possam gerir alguns prédios públicos que sejam disponibilizados como bens comuns. “Essa experiência já funciona na Europa e pode ser trazida para a América do Sul, tendo o Iurc como elemento intermediador de melhores práticas”, completou o vice-presidente.

Parceria

Desde o ano passado, Manaus integra o grupo Iurc, a partir de um termo de cooperação assinado com o Implurb. Dentro do programa, a cidade parceira de Manaus é Nápoles, e representantes técnicos da autarquia participam de encontros virtuais, troca de experiência em regeneração urbana, sustentabilidade urbanística e perspectivas, incluindo workshops e webinários.

É foco da gestão do prefeito David Almeida fortalecer a capacidade da administração pública para projetar, desenvolver e implantar planos e projetos que promovam o ambiente sustentável e inclusivo no planejamento. “A sustentabilidade segue em alta e as ações de governo com foco nas pessoas é uma tendência, para que a comunidade possa usufruir das cidades com qualidade de vida e organização”, completou o vice-presidente do Implurb.

Post Relacionado

Influenciadora se declarou e ostentou nas redes antes de ser presa

Redator

FUnATI abre inscrições para escolarização de adultos e idosos

Redator

Recursos da Afeam podem gerar renda e aliviar a fome dos amazonenses, afirma o ex-governador José Melo

Redação