Blitz Amazônico
Meio Ambiente

Ambientes podem desencadear crises em crianças autistas, alerta especialista

Oficina inédita em Manaus reuniu profissionais e mães atípicas para aprender a lidar com situações emocionais e sensoriais

Como sons altos, calor excessivo, iluminação intensa e até mesmo a desordem de um ambiente podem impactar o cotidiano de crianças autistas? Pouca gente imagina, mas fatores aparentemente simples, como muitos objetos espalhados ou excesso de estímulos visuais, são gatilhos que podem desencadear crises sensoriais e emocionais nessas crianças.

O alerta é da neuropsicóloga e neurocientista Dra. Conceição Barbosa, durante a realização da primeira oficina de primeiros socorros emocionais e sensoriais para crianças autistas, realizada em Manaus, no último dia 23 de agosto, com a participação ainda da facilitadora e neuropsicopedagoga Dra. Kátia Taumaturgo.

“Por anos tentamos adaptar as crianças autistas aos ambientes, quando o correto seria o inverso. Não há como evitar crises em uma criança autista se a casa é desorganizada, cheia de informações visuais e sem transmitir segurança. É nesse ambiente que surgem primeiro as crises sensoriais e, depois, as emocionais”, destacou Dra. Conceição.

A especialista reforça que repensar os espaços do dia a dia é primordial e urgente, seja em casa, na escola ou em locais públicos. “Manaus ainda não está preparada para atender uma criança autista de suporte 3 em crise. Para onde levar? A quem recorrer? Como agir? São dúvidas que ainda pairam sobre muitas famílias, educadores e da sociedade em geral”, completou.

A oficina reuniu mães atípicas, pedagogos, psicólogos, técnicos de Enfermagem, enfermeiros, dentre outros profissionais de saúde, em busca de preparo para lidar com situações de crise. O objetivo foi oferecer conhecimento prático e científico para que a sociedade possa acolher e proteger melhor as crianças autistas.

Sobre a especialista

Maria da Conceição Barbosa – Psicóloga Clínica, especialista em Neuropsicologia (Inesp), Psicologia Jurídica (Uninorte) e Gestão de Emergência em Saúde Pública (Sírio-Libanês). Pós-graduada em Neurociências (IDE), Terapia Comunitária (UFC) e Gerontologia em Saúde (UEA). MBA em Gestão de Pessoas (UGF).
➡️ Formação em Neuromodulação Clínica pela Rede Napen/USP e Neurofeedback Brain Trainer.
Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e Neuropsicologia. Fundadora e Responsável Técnica do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas (Inepam)

Temas que também podem ser abordados em entrevistas:

• Como o ambiente pode influenciar crises em crianças autistas?
• Quais são os primeiros socorros emocionais e sensoriais?
• Manaus está preparada para acolher crianças autistas em crise?
• O que profissionais e famílias podem fazer para criar ambientes seguros?

Dra. Conceição Barbosa (Neuropsicóloga) está à disposição para entrevistas online, em todo o Brasil; em Manaus, presencial

Post Relacionado

WCS facilitará a gestão de um projeto de conservação da bacia hidrográfica do rio Putumayo-Içá no valor de 12,84 milhões de dólares

Victória Farias

Prefeitura de Manaus e Abree realizam drive-thru de eletroeletrônico e eletrodomésticos pós-consumo

victoria Farias

Fundo Amazônia bate recorde ao destinar mais de R$ 1 bilhão em 2025

EDI FARIAS