Blitz Amazônico
Economia

Amazonas tem aumento de 9,91% na abertura de empresas nos primeiros meses do ano

A Junta Comercial do Estado (Jucea) registrou nos primeiros quatro meses do ano, comparado ao mesmo período de 2023, o aumento de 9,91% na constituição de novos empreendimentos no Amazonas, de acordo com os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM), vinculado ao Ministério da Economia.

Segundo o relatório do SRM, de janeiro a abril de 2024, entre as  atividades econômicas que se destacam houve um acréscimo de abertura de empresa do comércio alimentício de 9,44%, de bebidas 22,84%, de cosméticos, perfumaria e de higiene 10,86%, em referência a 2023.

Na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) foram registrados dois novos segmentos; o de gestão empresarial e informática, que foram inseridos na relação das dez atividades empresariais mais constituídas no Amazonas, neste quadrimestre.

Segundo a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, o saldo positivo na abertura de novas empresas vem contribuindo com o desenvolvimento econômico do estado.

“Nós registramos um ótimo percentual em comparação a 2023, novos segmentos se destacam e agregam serviços para nosso estado e para economia. Manter o fomento de registros empresariais ao longo dos anos é o resultado que sempre buscamos, facilitando e agilizando o processo de registros mercantis”, declarou a presidente.

Tipos de empresas

Também foram registrados no SRM diferenças, em relação a 2023, na natureza jurídica da empresa do tipo empresário individual, que diminuiu cerca de 3,86% e das cooperativas, em 16,67%. Na contrapartida a sociedade empresarial Ltda obteve um crescimento de 19,32%.

Potencial de negócios

Ao acessar o portal de serviços da Jucea e iniciar o processo do registro mercantil, o empreendedor vai começar pela consulta de viabilidade do negócio, que pretende ser registrado ou alterado.

FOTOS: Divulgação/Jucea

Post Relacionado

Bioeconomia e Negócios Sustentáveis são debatidos em seminário na 45ª Expoagro

EDI FARIAS

Banco do Brasil permite pagamento de tributos com criptomoedas

EDI FARIAS

Confiança de serviços cede 1,5 ponto em dezembro

EDI FARIAS