Blitz Amazônico
Amazonas

Idam atua na entrega de 4,2 mil mudas de café e citros a agricultores do Amazonas

Nas duas primeiras semanas deste mês, produtores rurais amazonenses receberam 4,2 mil mudas para impulsionar as produções de citros e café no estado. A distribuição, que beneficiou 70 famílias, foi uma iniciativa em conjunto entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS). 

Do total de mudas distribuídas, 1,2 mil foram destinadas a produtores rurais de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), 1,2 mil atenderam os trabalhadores em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital) e 1,8 mil a agricultores de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). 

A ação contou com o engajamento de todo o Sistema Sepror, uma vez que a Sepror adquiriu as mudas, que foram distribuídas aos trabalhadores por meio da ADS e Unidades Locais (UnLocs) do Idam nos municípios. 

“Após a entrega, o Idam oferece todo o acompanhamento ao agricultor familiar em relação ao cultivo das mudas, que vão de orientações técnicas para a adubação e plantio à realização de visitas técnicas para o acompanhamento das plantações”, pontuou a engenheira agrônoma do Idam, Ana Cecília Lobato. 

Ana Cecília destacou, ainda, que as ações de distribuição de mudas têm ocorrido com frequência no estado, o que reforça o compromisso do Governo do Amazonas em alavancar a produção agrícola local. A engenheira reforçou ser importante que os produtores mantenham documentos, como o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), em dia, pois somente os que estiverem regularizados podem acessar o benefício. 

“A emissão e regularização de ambos os documentos pode ser realizada, de forma gratuita, nas UnLocs e postos avançados do Idam distribuídos em todo o Estado”, alertou a engenheira agrônoma.

Fotos: Divulgação/Idam

Post Relacionado

Corpo de Bombeiros impede propagação de incêndio em residência no bairro da Raiz

EDI FARIAS

Expopin 2023: Sistema Sepror qualifica mais de 200 pessoas ligadas ao setor primário

EDI FARIAS

Com entrada gratuita, releitura do “Musical de Oz” estreia neste sábado (15) em Manaus

Patrick da Silva FARIAS