Para conter uma erosão a 25 metros de profundidade da rua Albânia, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte, as equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), contam com o apoio de mais de 100 caçambas, por dia, com toneladas de solo para despejar na cratera.
Outros cinco maquinários, como retroescavadeira, escavadeira hidráulica, trator de esteira e dois rolos compactadores, fazem o trabalho pesado de remoção de material, distribuição do solo e terraplanagem.
Os moradores, que são frequentemente visitados por agentes da Defesa Civil, tiveram de sair de suas casas devido ao risco de desabamento. Conforme a equipe técnica da Seminf, os imóveis ficam inabitáveis até o fim da obra.
Elmo Cunha, de 52 anos, acompanha, desde o início do projeto, o andamento das obras na rua Albânia. Ele conta que mora no bairro há 23 anos e que é a primeira vez que observa essa movimentação na área.
“Assim que começou a cair o barranco, acionamos as autoridades. Os moradores tiveram que se mudar com medo de desabar ainda mais e ir tudo para o fundo. Hoje, graças a Deus, tem equipes trabalhando e já podemos sonhar com o retorno das pessoas as suas casas. Vamos ficar mais felizes esta semana, que já vão chegar com o barro aqui em cima e refazer a rua”, disse.
Em vistoria técnica no início da obra, o secretário da Seminf, Renato Junior, anunciou celeridade ao serviço. “Os trabalhos são executados por uma empresa terceirizada em caráter emergencial. Vamos reverter esse problema o quanto antes e garantir o bem-estar e a segurança no local”, afirmou.
Após estudos topográficos na área, a equipe identificou que o descarte incorreto de lixo agravou a situação, corroborada ainda pelo alto volume de água das chuvas.
Foto – Carlos Oliveira e Rayner Souza / Seminf