Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Quanto xixi nossa bexiga consegue comportar?

Você já teve a sensação de que bebeu tanto líquido a ponto de sua bexiga explodir caso você não vá ao banheiro nos minutos seguintes? Nem sempre estamos próximos a um vaso sanitário para sanar nossas necessidades imediatas, mas segurar a urina definitivamente não é algo que faz bem para a nossa saúde.









Então, qual é o limite até a sua situação virar uma emergência? Embora a capacidade de uma bexiga varie de indivíduo para indivíduo, você provavelmente ficará impressionado com o quanto o seu corpo está preparado para aguentar.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Olha só o que nós separamos para você nos próximos parágrafos!


O LIMITE DA BEXIGA

Em média, a bexiga de um homem adulto possui capacidade máxima entre 700 a 800 ml e a de uma mulher adulta possui capacidade máxima entre 500 a 600 ml. Então, quanto atingimos essa cota, nosso corpo nos alerta sobre a necessidade de fazer xixi? De acordo com urologistas, não é bem assim que a banda toca.

Na realidade, os nervos da bexiga são ativados para alertar o cérebro sobre a nossa necessidade de urinar quando o órgão ainda opera em 50% da sua capacidade máxima. Ou seja, quando algo entre 250 e 350 ml preenche nossa bexiga, nós passamos a sentir uma vontade incessante de fazer xixi — algo que só piorará com o passar do tempo.

Tendo esses dados em mente, é normal para uma pessoa ter que ir de quatro a 10 vezes por dia ao banheiro, com esse número variando dependendo da quantidade de líquido que você consome ao longo do dia. Um adulto médio tende a urinar de seis a oito vezes em um único dia, mas um atleta profissional pode ter que se aliviar até 12 vezes em um período de 24 horas.

A SAÚDE DA BEXIGA

Caso você vá ao banheiro em uma quantidade de vezes dentro da média e não sentir nenhum sintoma de dor ou ardência ao urinar, cheiro ou coloração estranha da urina, é bem provável que a sua saúde esteja em dia e a sua bexiga esteja completamente saudável e operando a pleno vapor.

No entanto, algumas condições médicas podem interromper o processo natural de micção e causar problemas para a sua saúde. Uma delas é a chamada “bexiga hiperativa”, que causa uma necessidade contínua e urgente de ir ao banheiro. Com isso, o indivíduo torna-se incapaz de reter a urina antes de chegar ao banheiro.


Outro caso relativamente comum é a bexiga neurogênica, uma condição que faz com que a pessoa perca o controle sobre a necessidade de urinar, o que pode criar dificuldades para saber quando a bexiga está cheia ou até mesmo para liberar o líquido. Se você anda apresentando qualquer um desses sinais de anormalidade, o mais recomendado é procurar rapidamente um urologista para avaliar o funcionamento da sua bexiga e iniciar um tratamento.

 

Fonte: Mega Curioso

Post Relacionado

Primeiro Projeto de Lei que Alfredo Nascimento vai apresentar no Congresso visa autorizar recursos do Fundeb para plano de saúde dos aposentados de educação

Redação

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

Victória Farias

População reclama do péssimo atendimento, falta de fraldas e medicamentos na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema); confira

Redação