Blitz Amazônico
Cidadania

Márcio Paixão e José Altamir são os novos eleitos para presidência e vice-presidência do Corecon-AM

Os conselheiros do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) elegeram, nesta quarta-feira, dia 3, os economistas Márcio Paixão e José Altamir para assumirem a presidência e a vice-presidência da gestão de 2024. A entidade é responsável pelo registro e fiscalização da profissão de economista no Estado do Amazonas.

Márcio Paixão, o qual foi vice-presidente do Corecon-AM em 2023, é doutorando em Biotecnologia / Bioeconomia, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas. Possui MBAs em Gestão Empresarial, Gestão Financeira e Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e MBA Executivo Internacional Business and Management pela Universidade da California – Campus Irvine, nos Estados Unidos. Além de economista, é professor de Pós-Graduação da FGV, empresário e consultor em Gestão Financeira, Gestão Empresarial, Inteligência em Negócios e Bioeconomia.

O novo presidente destaca como objetivos de sua gestão a ampliação do número de profissionais registrados – com foco em economistas recém-formados -, a obtenção de uma nova sede para o conselho, além de investimentos em ferramentas de gestão ágeis e para a divulgação das atividades, como programas de podcast e de televisão.

“As comissões da mulher e de sustentabilidade vão ser criadas para ter a pluralidade que o Corecon precisa para atuar em diversas frentes de trabalho. A gente precisa ampliar os números de registros e mitigar os cancelamentos”, diz.

A aproximação com o tema da inteligência artificial também será outro investimento a ser trabalhado cada vez mais com os jovens e futuros economistas. Projetos a nível de ensino médio serão implementados para apresentar aos estudantes as possibilidades da profissão.

“Lá na sementinha, no ensino médio, vamos ter um projeto para pescar o futuro economista, para convencer o jovem com aptidão para ser economista. Assim como também vamos continuar com a atuação nas universidades, por meio do Clube de Finanças”, ressalta.

“Nós precisamos resgatar e reconstruir a importância do economista para a sociedade. A comunicação é a janela para a sociedade e portanto vamos trabalhar muito nesse contexto. O que às vezes nós fazemos aqui calados, precisamos reverberar para que o Corecon se faça presente nas plataformas”, complementa.

O vice-presidente do Corecon-AM, José Altamir, agradece pela eleição e convida os economistas registrados no conselho para que tenham uma participação ativa na nova gestão.

“Agradeço aos conselheiros que elegeram a nova direção do Corecon Amazonas, nesse objetivo que é zelar pela valorização da carreira do economista. Temos um compromisso muito sério junto à academia também, que forma os nossos bacharéis em economia. Queremos que o mercado fique atento à qualidade desses estudantes que vão se tornar o economista de amanhã”, afirma.

“Nós queremos aqui também chamar os nossos colegas registrados, que estão um pouco ausentes do Conselho, que eles possam participar também, falar das suas necessidades e apontar os caminhos que nós teremos que fazer para que a nossa profissão continue sempre atuando e sempre atenta às necessidades da população”, finaliza.

José Altamir é economista há 33 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Já exerceu cargos na Prefeitura de Manaus, foi diretor na Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias e na Câmara Municipal de Manaus, secretário municipal de Presidente Figueiredo e Tapauá, entre outros.

Post Relacionado

No bairro Petrópolis, PMAM prende dois homens que invadiram residência para cometer roubo

Redator

Aprovada indicação de Fábio Vaz Pitaluga para embaixada na Armênia

Redator

APÓS MESES DE DOR, MULHER DESCOBRE PANO NO ÂNUS ESQUECIDO DURANTE CESÁREA

Patrick