A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), promoveu nessa sexta-feira, 14/10, a 1ª Copa Brasil de Pesca Esportiva do “Manaus Adventure”, que teve a participação de 60 pessoas inscritas de nove estados e dois países, Japão e Bolívia.
Ao total, 20 equipes de pescadores participaram da competição e apresentaram cerca de 60 pescados da espécie tucunaré para a arbitragem, por meio de fotos e vídeos, para que houvesse a devolução dos exemplares vivos ao ambiente natural, conforme o artigo 29 do Decreto Estadual nº 39.125/2018.
“As equipes deram o seu melhor. É compreensível que pescar na Amazônia têm suas particularidades e promover esse tipo de modalidade é fortalecer o nosso turismo e nos colocar em circuito nacional e internacional, como nos determina o prefeito David Almeida”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.
A premiação foi de R$ 750 a R$ 4 mil. Em primeiro lugar ficou a equipe japonesa Nakamura/Lucky que pescou o maior peixe, com 53 centímetros. A Copa premia cinco equipes, sendo duas amazonenses representando o pódio.
“Eu compus a equipe do Japão e conseguimos capturar três peixes com a média de 110 centímetros. Foi muito difícil, mas também foi muito bom.”, complementou o Fish Gade, Jorge Falcão.
Fotos – Antônio Pereira / Semcom