Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaEducação

Novo Ensino Médio: Itinerários Formativos aprofundam conhecimentos em áreas de interesse do aluno

Os Itinerários Formativos (IFs) – uma das novidades do Novo Ensino Médio (NEM) – tratam do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os Itinerários Formativos vão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

O Novo Ensino Médio começa a ser implementado em todas as escolas públicas e privadas do país no ano letivo de 2022. Na terça-feira (04/01), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, apresentou as principais mudanças que devem ocorrer durante a total implantação do novo currículo.
Para o ano letivo de 2022, as novas regras vão começar de forma progressiva. A 1ª série do Ensino Médio vai passar por alterações ainda este ano. Em 2023, será a vez da 2ª série, e a inclusão da 3ª série ocorrerá em 2024.
“O nosso governador nos estimulou à implantação do NEM desde início da gestão, e é necessário que haja uma interação, e troca de experiências entre estudantes e corpo docente. A partir de agora, o estudante não só vai refletir, mas vai poder opinar”, explica Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.
Na prática, os Itinerários Formativos (IFs) garantem aos estudantes o diálogo com projetos que envolvam as áreas de interesse que mais estimulem sua visão de futuro. Cada estudante fará sua escolha e poderá trocá-la anualmente, caso mudem de áreas de interesse.
Projeto de vida – Consiste em um trabalho pedagógico intencional, estruturado, planejado e contínuo, que deverá perpassar as três séries do Ensino Médio, de modo que fomente a promoção do autoconhecimento, da cidadania, da ética, do protagonismo estudantil, bem como o conhecimento, acerca do mundo do trabalho e planejamento do projeto de vida dos estudantes.
A finalidade dessa unidade curricular é a de contribuir na (re)construção dos projetos de vida dos estudantes, além de auxiliá-los nas reflexões de suas trajetórias de vida e de planejamento voltado às dimensões pessoais, sociais e profissionais considerando as potencialidades e os desafios globais e regionais.

Projetos Integradores – Correspondem a iniciativas de trabalho globalizadores, capazes de permitir a integração de diferentes componentes e das áreas de conhecimento, por intermédio de processos de ensino e de aprendizagem contextualizados e significativos.

Cultura Digital – Permite ao estudante a ampliação de seus conhecimentos acerca do uso responsável das mídias digitais de maneira qualificada e ética, bem como conhecer, de forma introdutória, linguagens de programação, utilizando metodologias inovadoras e sendo avaliada por meio de observações e produção de um produto final.
Tem como proposta refletir sobre as tecnologias digitais, seu desenvolvimento e impactos no mundo contemporâneo, abordando aspectos sociais, econômicos e culturais, assim como o levantamento de questões sobre as mudanças significativas que a cultura digital tem provocado na sociedade.
Educação Financeira e Empreendedora – Este Itinerário Formativo visa promover a reflexão acerca da compreensão da importância dos conhecimentos voltados para a educação financeira, fiscal e empreendedora, desenvolvendo habilidades empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras.
Formação Geral Básica – Além dos IFs, o NEM é composto ainda pela Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os estudantes. A FGB contempla quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus promove posse administrativa de novos procuradores do município

Victória Farias

Presidente confirma presença em funeral da rainha Elizabeth II

Redator

Casarão de São Vicente terá projeto adequado pela Prefeitura de Manaus para melhor uso no Centro

Victória Farias