As operações voltadas à mobilidade urbana foram intensificadas em diversas zonas da cidade.
Na manhã desta sexta-feira, 11/3, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou a operação “Carga pesada”, na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona sul da cidade. A ação resultou em 93 abordagens e sete veículos autuados por pneu “careca” e falta de documentação obrigatória.
Agentes de trânsito, em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), fizeram abordagem de caminhões para verificar as condições dos veículos, assim como a documentação obrigatória dos motoristas.
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, explicou que o objetivo da operação é oferecer mais segurança aos condutores que trafegam na via e também em outras áreas da cidade.
“A avenida Rodrigo Otávio é um dos principais corredores viários da cidade, por onde passam muitos veículos pesados. O objetivo maior é justamente evitar acidentes envolvendo caminhões, carretas e outros semelhantes. Há casos de veículos que não têm condições de tráfego, muitas vezes com documentação atrasada. Estamos aqui com o BPTran e em qualquer irregularidade identificada, seja de competência do Estado ou do município, tomaremos as medidas cabíveis”, frisou.
O motorista de caminhão Jefferson Douglas Barros Martins, 35 anos, afirmou que as operações de fiscalização são positivas inclusive para os próprios motoristas.
“Ajuda bastante com esse intuito de fiscalizar e evita também muitos acidentes, porque as pessoas começam a cuidar mais dos caminhões. Tem gente que roda muito com pneu ‘careca’ e dirige sem habilitação adequada, oferecendo risco a outras pessoas no trânsito”, disse.
Transporte
Outras operações foram realizadas na tarde de quinta-feira, 10/3, e na manhã desta sexta-feira, ambas na zona Leste da capital. Desta vez, foram voltadas ao transporte irregular de passageiros.
Durante as abordagens, foram fiscalizados veículos de diversos modais para verificar as condições em que eles prestavam serviços aos usuários de transporte. Durante a operação na tarde de quinta-feira, um micro-ônibus do sistema alternativo foi recolhido por estar com pneu “careca”, apresentando risco aos usuários de transporte.
Na manhã desta sexta, a fiscalização resultou nas apreensões de um ônibus e de um micro-ônibus, que faziam transporte irregular de passageiros. Os veículos foram removidos ao parqueamento terceirizado do IMMU.