Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaELEIÇÕES

“A BRONCA É COMIGO!” Governador Wilson Lima terá helicoptero de luxo para família e autoridades

DA REDAÇÃO BLITZ AMAZÔNICO

Enquanto a população manauara sofre com a alta estratosférica dos preços e o desemprego, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), resolve, em ano eleitoral, alugar um helicóptero de luxo, para transportar seus familiares. A aeronave tem capacidade para seis passageiros e um tripulante.
Segundo informações divulgadas pelo site D24AM e Opinião Manauara, o processo licitatório a ser realizado pela Casa Militar está prevista para o próximo dia 8 e prevê a locação de 480 horas de voos que devem custar aos cofres públicos cerca de R$ 4,5 milhões, em comparação com horas de voos de um modelo convencional.
Após ganhar notoriedade como “governador milagroso”, por alguns veículos de comunicação, no episódio em que transformou vinho em respiradores, o chefe do executivo estadual, por intermédio da licitação, o aluguel do helicóptero tem como objetivo “suprir o atendimento com a logística de transporte necessária para atender a demanda da estrutura organizacional do Gabinete do Governador, com vistas a facilitar as atividades desenvolvidas agilizando o transporte do governador do Estado e outros dignitários”, diz o texto que detalha em outro trecho: “Tem por função precípua a logística e segurança do governador seus familiares e autoridades em visita oficial”.
Ainda de acordo com o site Opinião Manauara, a aeronave escolhida é o modelo TPX, com equipamentos para operação noturna, incluindo o serviço do piloto. A autonomia estimada é de três horas de voo e alcance mínimo de 600 quilômetros, com capacidade de transportar carga útil interna de, no mínimo, 300 quilos, ou o equivalente a 50 quilos por passageiro, à exceção do piloto, com ano de fabricação a partir de 2005.
Vale lembrar que o Ministério Público de Contas (MPC) de Rondônia chegou a questionar em 2011, o número de seis passageiros, o cancelamento de uma licitação naquele Estado, conforme manifestação da então procuradora-geral Érika Patrícia Saldanha de Oliveira.
Na ocasião, foi questionado o número de seis passageiros para o helicóptero, “pois poderia ser apenas quatro passageiros, o que ampliaria a competitividade (….) Não há proibição para definir o número mínimo de passageiros. Ressalta-se, apenas, que o helicóptero é uma aeronave, naturalmente, para poucos passageiros em razão de suas características peculiares como transporte aéreo (propulsão vertical). 

O acréscimo de um ou mais passageiros pode exigir uma aeronave de maior porte e desempenho, bem como, consequentemente, maior custo de operação”, consta em relatório do MPC de Rondônia.
Vale destacar ainda que o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) utiliza o modelo AS 350 B3 (Esquilo), o mesmo utilizado pela Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM). A aeronave da francesa Airbus é montada no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibrás).

Post Relacionado

Ricardo Nicolau preside audiência pública para avaliar as metas fiscais do governo do Amazonas

Victória Farias

Prefeito David Almeida destaca qualidades de novo conselheiro do TCE-AM

Patrick

Prefeitura de Manaus adota diretriz do MS para identificação de sinais de autismo em crianças

Victória Farias