Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Isabelle Nogueira recebe para bate-papo “artivista” We’e’na Tikuna

Em alusão ao Abril Indígena, a cunhã poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, receberá para um bate-papo, nesta terça-feira (19), dentro do projeto “Sehay-sehay com a Cunhã: as vozes dos povos originários”, a artista We’e’na Tikuna, que fez história, em 2019, ao tornar-se a primeira indígena a protagonizar um desfile de Moda no Brasil Eco Fashion Week, onde lançou as coleções Éware e No´e.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A proposta é mostrar a história da “artivista”, além da cultura Tikuna e para saber qual a leitura dela sobre o atual cenário indígena brasileiro.

O bate-papo está marcado para esta terça-feira (19), às 19h (horário Manaus), e será transmitido nas páginas do Bumbá. A primeira convidada foi Thais Kokama, que falou de seu trabalho com grafismos. A seguir, Isabelle recebeu uma das maiores lideranças indígenas brasileiras, Sônia Guajajara.

Instrumento educativo

O projeto sehay-sehay, cujo significado vem do Sateré-Mawé e pode ser traduzido como “bate-papo”, consiste numa série de lives conduzida por Isabelle Nogueira e transmitida pela página do Boi da “Baixa do São José”.

“A proposta é levar informação sobre os Povos Indígenas à população, num bate-papo leve e descontraído. Confesso, que é uma honra receber essas pessoas, que trazem tanto conhecimento”, avaliou Isabelle.

A ideia é ir além da teatralização nos dias da festa, destacou o presidente do boi encarnado, Antônio Andrade. Ele enfatizou a necessidade do Boi Garantido ser aliado dos povos indígenas. “Acreditamos na nossa responsabilidade social com os povos originários. A figura da cunhã poranga torna-se um lugar de escuta e repasse de conhecimento, com o projeto”, acentuou.

Adan Renê, um dos membros da Direção Geral do Espetáculo (DGE), que juntamente com Junior Lucena, está na produção do trabalho, explicou que o Boi Garantido está junto com a cunhã, nesse projeto, para dar visibilidade aos povos indígenas brasileiros. “Queremos mostrar suas pautas, demandas, anseios e trabalhos”, concluiu.

Post Relacionado

Comissão do Centro Histórico amplia grupo técnico com integração de secretarias da Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Gabarito oficial do concurso da Polícia Militar já está disponível para consulta

Victória Farias

Alunos e comunidade participam da 5ª edição do Acompanhamento Familiar da rede municipal de Educação

Patrick da Silva FARIAS