Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaELEIÇÕES

MP-AM prorroga investigações sobre autofinanciamento em valor superior a capital social do Instituto Pontual, de Manaus

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) prorrogou, em abril, por mais 60 dias as investigações contra o diretor do Instituto Pontual, Eric Lima Barbosa, para apurar o possível cometimento reiterado do crime de falsidade ideológica. 



O empresário também é diretor dos sites www.portalopoder.com.br e www.portalpontual.com.br, com sede em Manaus.
O Procedimento Investigatório Criminal 06.2021.00000589-5 foi instaurado para denúncia de “crime de falsidade ideológica, consistente no autofinanciamento de considerável número de pesquisas eleitorais, em quantitativo financeiro superior ao capital social” da empresa.
De acordo com a publicação do promotor da 59ª Zona Eleitoral Antônio Mancilha, a parte interessada no Procedimento Investigatório Criminal Eleitoral (PIC 06.2021.00000589-5) é a Associação Brasileira de Pesquisa (ABEP).

Na Portaria de prorrogação, o promotor diz que verifica “esgotado o prazo de conclusão do presente Procedimento Investigatório Criminal Eleitoral, fazendo-se necessário, no entanto, dar continuidade às investigações, sobretudo, para fins de análise do resultado das diligências tomadas pela autoridade policial requisitada para instaurar o respectivo Inquérito Policial”.
Na última quarta-feira, a Pontual Pesquisas, que divulgou “estudo” sobre a intenção de votos para o governo do Amazonas, favorecendo o governador Wilson Lima. O dono da empresa, Eric Lima Barbosa, também é dono dos sites opoder.com.br e portalpontual.com.br, que recebem patrocínio do governo do Estado, via publicação de publicidade da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom)

Os dois sites publicaram a mesma notícia, nesta quinta-feira com o mesmo título: Eleições 2022: Wilson Lima cresce e esquenta disputa para governo do Amazonas, diz Pontual Pesquisas. Os números apresentados pela pesquisa de Eric divergem completamente das realizadas por empresas como a Real Time Big Data, que mostra Amazonino bem mais à frente, com 32%, e Wilson Lima com apenas 19%; a Perspectiva Mercado e Opinião que mostra Amazonino liderando com 33,4%, e Wilson Lima com 22,5%; e a do Instituto Diário, que apontou Amazonino com 40,1% e Wilson Lima com 16,6% das intenções de voto.
A irmã de Eric, a empresária Erica Barbosa, também já registrou na Justiça Eleitoral uma pesquisa, junto com o ‘Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas – Icepam’, do qual ela é diretora.

Post Relacionado

Pink Floyd Experience In Concert acontece no dia 30 de abril em Manaus

Shayenne

Brasil registra menores taxas de homicídio em 26 anos após armamento legal ser mais desburocratizado

Shayenne

TSE recebe terceiro pedido de inelegibilidade contra Bolsonaro

Shayenne