Com o objetivo de fortalecer o controle social para melhorar a política pública de saúde na capital, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) deu início, nesta terça-feira, 22/7, ao processo de escolha de organizações para representar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no triênio 2025-2028. O processo, que prossegue ao longo dos próximos dias, é apoiado pela Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A escolha dos representantes começou às 9h e se estendeu até as 13h, e ficou com técnicos na escola agrícola Rainha dos Apóstolos, na BR-174, na rodovia MI 23 do Distrito Agropecuário, s/nº, e na escola municipal Manoel Adriano, na rodovia AM 010.
O presidente do CMS, Élson Melo, acompanhou a programação e elogiou o envolvimento dos comunitários que compareceram aos locais de votação. A estimativa é de que 250 pessoas compareceram nesta primeira etapa da votação.
A diretora de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador da Semsa Manaus, Marinélia Ferreira, representante da gestão na eleição, acompanhou a votação na escola agrícola Rainha dos Apóstolos. Integrante da comissão organizadora do processo eleitoral, a enfermeira explicou que os usuários do SUS iniciaram a escolha das entidades que depois indicarão os conselheiros municipais de saúde que serão representantes das zonas no controle social da saúde no município de Manaus.
“É muito importante o envolvimento de todos os segmentos, uma vez que o CMS é um órgão deliberativo em todas as questões que envolvem a saúde. Nesse contexto, a representação dos usuários é essencial para fortalecer o controle social, que junto aos demais segmentos contribui para melhorar a rede primária de assistência à saúde”, afirmou Marinélia.
Os comunitários da zona rural fluvial e ribeirinha votam nesta quinta-feira, 24/7, no horário das 9h às 13h, na escola municipal Dr. José Sobreira, localizada na margem esquerda do rio Negro, na região do Tarumã-Mirim, na comunidade Nossa Senhora de Fátima.
Outro ponto de votação concorrerá na escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, na Costa do Tabocal, localizada na margem esquerda do rio Amazonas.
A escolha dos representantes zonais da área urbana inicia nesta sexta-feira, 25/7, no período das 9h às 16h.
Na zona Norte a votação será no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF) Armando Mendes, localizada na rua 05, s/nº, no conjunto Manoa.
Já na zona Sul a votação ocorrerá no auditório da USF Rosa Pereira de Almeida, situada na rua São Benedito, s/nº, no bairro Morro da Liberdade.
A votação local na zona Centro-Sul, será o auditório da USF Benedito Batista de Almeida, na rua Girassol, s/nº, no bairro São Francisco.
Para os representantes da zona Leste, a votação local será no auditório da USF Gebes de Medeiros, na avenida Pirarucu, nº 100 , no bairro Jorge Teixeira.
Os moradores da zona Oeste poderão votar no complexo de Saúde Oeste, rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz.
Importante ressaltar que para os segmentos dos usuários, haverá eleição no dia 28/7, das 9h às 16h, quando serão escolhidos os nove conselheiros municipais titulares e mais nove suplentes, com representação de entidades ambientalistas; organizações religiosas; associações de pessoas com patologia; associações de pessoas com deficiência; movimentos organizados de mulheres em saúde; movimentos sociais e populares organizados (movimento negro, LGBTQIAP+, mestiços, entre outros) e entidades indígenas.
Para esta etapa, os locais de votação seguiram descentralizados de modo a facilitar o acesso dos participantes, que deverão apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor de sua respectiva zona de votação, com dados de emissão anteriores a 30 de abril deste ano.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/Semsa (em anexo)