Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus retira 50 toneladas de lixo no Alvorada em grande mutirão

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), está realizando desde segunda-feira, 19/5, um grande mutirão de limpeza no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste da capital. Até esta quarta-feira, 21/5, cerca de 50 toneladas de lixo e entulho já foram retiradas das ruas e do igarapé do bairro, um dos cursos principais d’água da região.

A ação envolve capina, poda de árvores, raspagem de sarjetas, pintura de meio-fio, limpeza do igarapé, dragagem e recolhimento de resíduos sólidos, com o uso de máquinas pesadas como retroescavadeiras e caçambas. Mais de 300 servidores participantes da operação, que fazem parte de um calendário de disciplinas em todas as zonas da cidade.

Além das frentes de limpeza, o bairro recebe ações de educação ambiental, lideradas pelos 40 educadores ambientais da Semulsp, que atuam sensibilizando os moradores sobre o descarte correto de resíduos, a importância da coleta seletiva e o papel de cada cidadão na preservação da cidade. Essas equipes também têm áreas ocupadas onde havia lixeiras vicadas, transformando-as em espaços revitalizados com jardins e pequenas praças.

Segundo o secretário da Semulsp, Sabá Reis, o mutirão é uma forma de homenagear o bairro pelo seu aniversário.

“O Alvorada completa, no dia 2 de junho, 56 anos de existência. Nada mais justo do que apresentar essa comunidade tão importante com uma ação que traz mais dignidade e qualidade de vida para os moradores”, destacou.

Além da limpeza das vias e do igarapé, o bairro já recebeu recentemente serviços de dragagem e desassoreamento, que contribuíram para a melhoria no fluxo das águas e a redução de alagamentos e doenças causadas pelo acúmulo de resíduos.

Para os moradores, o mutirão representa uma transformação esperada há anos. A aposentada Joana Silva, 67 anos, moradora do bairro há mais de quatro décadas, emocionou-se ao ver as equipas a trabalhar.

“A gente nunca viu uma limpeza tão completa assim. Estava tudo muito sujo, com mato alto e muito lixo. Agora está ficando bonito. Só tenho a agradecer por essa atenção com a nossa comunidade”, afirmou.

A ação integra o cronograma contínuo da Semulsp de revitalização de espaços públicos e reforço da coleta seletiva e da educação ambiental, com foco em prevenir o descarte irregular e melhorar a convivência nos bairros.

“Queremos mostrar que a limpeza urbana vai além da coleta domiciliar. Envolver cuidar dos nossos igarapés, evitar que resíduos cheguem ao Rio Negro, ocupar espaços degradados e valorizar o compromisso da população com uma cidade melhor para todos”, concluiu o secretário.

A Semulsp reforça que o mutirão chegará a outros bairros ao longo das próximas semanas, como parte da política de manutenção e preservação urbana da Prefeitura de Manaus.

Foto – Alex Mello / Semulsp

Post Relacionado

Alunos da EJA e manipuladoras de alimentos de Manaus participam de programação de cunho regional

victoria Farias

Servidores da Educação da prefeitura participam da abertura da 3ª edição do JISS

victoria Farias

Prefeitura de Manaus abre inscrições para os jogos de integração dos servidores da Educação

victoria Farias