Ao lançar pacote com 187 obras estimado em R$ 1,1 bilhão, nesta segunda-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), alfinetou adversários políticos que já comandaram o estado amazonense. Ele disse que o tempo do governador arrogante e “que apontava dedo na cara de prefeito” já passou.
No discurso, Lima cutucou, ainda, possíveis adversários na eleição deste ano que fazem críticas ao seu governo. “Eu não tenho disposição para ficar perseguindo quem quer que seja. A gente investe a nossa energia em obras, em realizações. É essa determinação que eu dou para o meu secretariado”, afirmou o governador.
“Alguém chega e diz que alguém está atacando, falando mal. Deixa! O mal por si só se destrói. E a resposta que a gente dá pra eles é o trabalho. Vocês não imaginam o quanto eles ficam irritados todas as vezes que a gente lança pacote de obras. Eu estou pouco me lixando para o que eles pensam, pois meu compromisso é com o povo do Amazonas”, completou Lima.
Entre as obras citadas por Lima estão as intervenções em trecho da Avenida Torquato Tapajós, a construção de Terminal Pesqueiro do Amazonas, reforma e ampliação de unidades da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), construção de um parque próximo da Ponte Rio Negro e instalação de UTIs em hospitais do interior.
Sobre a UEA, o governador não falou nada do que fará com a cidade universitária, que foi abandonada em sua gestão.
Com investimento inicial de R$ 300 milhões, o governador do Estado, Omar Aziz, lançou em 2012 o projeto Cidade Universitária, que iria beneficiará 2 mil acadêmicos em uma área planejada a ser construída na margem direita do rio Negro, na Região Metropolitana de Manaus.
O espaço, com localização em Iranduba, o local tinha previsão de entregar a primeira etapa no primeiro semestre de 2014, em um espaço de 13 milhões de metros quadrados. Assim como CPI do Circo comandada por Omar Aziz, a UEA foi só arte e papo furado.
Veja abaixo algumas das promessas não cumpridas pelo jornalista governador.
Não cumpriu ainda
Implementar o Sistema de Planejamento e Inovação da Gestão Pública Estadual.
Elaborar e implementar o sistema, com foco na preparação, efetivação e avaliação das políticas públicas e do processo organizador da expansão urbana, em permanente interação com a sociedade civil.
Ter redução tributária para empresas que aderirem a programas de incentivo
Projeto inclui programas de contratação de jovem aprendiz, primeiro emprego, à reinserção no mercado de trabalho, bem como a empregabilidade de mulheres chefes de famílias e de outras pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Implantar Programa Estadual de Incubadora de Empresa
Programa visa estimular criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor.
Expandir modelo da Zona Franca para a Região Metropolitana de Manaus
Expandir o modelo da Zona Franca para a Região Metropolitana de Manaus.
Incrementar o Programa Jovem Aprendiz e o Programa de Estágio Remunerado na gestão pública estadual
Incrementar o Programa Jovem Aprendiz e o Programa de Estágio Remunerado nas diversas áreas da gestão pública estadual e também em parceria com a iniciativa privada.
Fazer parcerias com empresas para estágio de alunos do ensino médio
Fazer parcerias com empresas para que estudantes do terceiro ano do ensino médio possam estagiar e, no contraturno, ter ensino técnico profissionalizante.
Criar programa de loteamentos populares
Criação de programa de loteamentos populares para a construção de residências de interesse social, na forma de mutirão, em áreas devidamente urbanizadas.
Criar programa de agricultura urbana e suburbana
Criação do programa de agricultura urbana e suburbana.
Ampliar recursos para o Fundo Estadual do Meio Ambiente
Ampliação na captação e destinação de recursos para o Fundo Estadual do Meio Ambiente
Implementar central de distribuição e de comercialização da produção agropecuária em Manaus
Em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM), a Central visa contemplar os interesses de diversos produtores.
Ampliar leitos psiquiátricos em unidades do AM
Ampliar leitos psiquiátricos em hospitais gerais e residências terapêuticas.
Criar centro de convivência em saúde mental
Criação de centro de convivência em saúde mental para fortalecer serviços na área.
Ampliar programa de transplantes
Ampliação do programa de transplantes, com aumento da estrutura de captação e de realização de cirurgias, com ênfase para as áreas renal e hepática.
Fazer concursos públicos anuais para forças de segurança
Aumento do efetivo das forças de segurança por concursos públicos, a se realizarem anualmente, a propiciar segurança na capital e interior.
Implantar sistema de monitoramento inteligente na capital
Investimento em tecnologia, com a implantação de sistema de monitoramento inteligente na capital, usando a já existente rede de fibra óptica, onde se observará o fluxo veicular em pontos estratégicos da cidade, identificando-se as placas, permitindo a solução de crimes.
Fonte: Chumbo Grosso
Matéria: https://chumbogrossomanaus.com.br/educacao/veja-as-promessas-nao-cumpridas-pelo-governo-wilson-lima-incluindo-a-cidade-universitaria-que-foi-abandonada-por-omar-aziz/
Matéria: https://chumbogrossomanaus.com.br/educacao/veja-as-promessas-nao-cumpridas-pelo-governo-wilson-lima-incluindo-a-cidade-universitaria-que-foi-abandonada-por-omar-aziz/


