Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaInternacional

Vazam vídeos de rebelião em presídio que deixou quase 50 mortos; veja

 Mundo – Pelo menos 44 detentos morreram durante uma rebelião um presídio no centro do Equador, país afetado pelo aumento vertiginoso do tráfico de drogas e da criminalidade.

 Há mais de cem foragidos, conforme informações divulgadas por agências internacionais no início da noite desta segunda-feira,(09). O ministro do Interior, Patricio Carrillo, anunciou que “todos os pavilhões estão sob controle” das autoridades da penitenciária Bellavista, em Santo Domingo los Tsáchilas (Colorados, a 80 km de Quito).

As autoridades asseguram que confrontos entre gangues estão por trás da violência em Bellavista. O grupo Los Lobos “atacou e eliminou 41 pessoas de outra organização”, disse Carrillo, referindo-se à facção conhecida como R7. Os feridos foram levados a hospitais, enquanto parentes se aglomeravam nos arredores da penitenciária.

O massacre é o maior deste ano, superando o anterior, ocorrido há um mês na prisão da cidade andina de Cuenca, onde 20 presos morreram e pelo menos outros 10 ficaram feridos. O massacre de Cuenca também envolveu as gangues Los Lobos e R7.

Apesar das múltiplas medidas adotadas – que incluem alocação de verba, transferência dos presos mais perigosos a um centro específico e a criação de uma comissão de pacificação – o governo do presidente Guillermo Lasso não tem conseguido conter as mais graves rebeliões penitenciárias da América Latina.

Desde fevereiro de 2021, 350 detentos morreram brutalmente nas prisões equatorianas, em meio a uma violência atribuída pelo governo ao confronto entre os grupos criminosos ligados ao narcotráfico.

Veja vídeo:


Fonte: Portal CM7 

Post Relacionado

PMAM prende homem por tráfico de entorpecentes, na zona leste

Redator

Estudo aponta primeiro caso de transmissão da Covid de gato para humano

Shayenne

Casas Bahia seleciona 300 vagas de emprego no Amazonas

Shayenne