Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaELEIÇÕES

Amazonino Mendes se filia ao Cidadania, que o lança pré-candidato ao governo, em federação com PSDB

Considerado o político mais experiente do Amazonas, Amazonino Mendes anunciou nesta terça-feira (29/3) que é o novo filiado do Cidadania, legenda que fará federação com o PSDB nas eleições de 2022.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

“Estou me filiando hoje ao Cidadania, partido que fará Federação com o PSDB. Quando o povo quer, não há força que nos faça parar de lutar!! Dias melhores virão!”, disse Amazonino ao anunciar filiação em suas redes sociais.

O presidente nacional do Cidadania, Deputado Roberto Freire, afirmou que o partido está honrado com chegada de Amazonino à legenda. “É um momento de grande alegria para todos nós, que estamos nos transformando no Brasil em um grande partido, inclusive no Amazonas, com Amazonino Mendes”, afirmou Roberto Freire.

O presidente do Cidadania afirmou ainda que, com a composição entre Cidadania e PSDB, Amazonino Mendes é o pré-candidato ao governo do estado pela federação que unirá os dois partidos. “O Cidadania tem a honra de dizer que temos candidato a governador no estado do Amazonas. Um líder político respeitado, respeitável. Amazonino Mendes vai se filiar ao nosso partido e será nosso candidato, junto com o PSDB, na federação.”

Amazonino Mendes
Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé (AM), no dia 16 de novembro de 1939, filho de Armando de Souza Mendes e de Francisca Gomes Mendes, e é o político mais experiente do Brasil. Foi três vezes prefeito e quatro vezes governador do Amazonas.

Iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos.

Em 1987, Amazonino iniciou o primeiro mandato como governador.
Exerceu o cargo de senador da República entre os anos de 1991 e 1992.
Em 1994, Amazonino foi eleito governador do Amazonas já no primeiro turno, sendo reeleito em 1998. Em seu governo, criou o polo graneleiro de Itacoatiara (AM) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Implantou o programa denominado Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção de grãos.

Mantendo as contas do governo sob controle, Amazonino fundou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001; construiu 484 escolas em todo o estado e revolucionou a saúde: 173 pontos de atendimento na capital e no interior foram criados, quase 80% do total existente até então, entre inúmeras outras realizações.

Prefeito de Manaus de 2009 a 2012, Amazonino entregou mais de 600 salas de aula, modernizou o sistema de ensino e valorizou professores. Foi o criador do Bolsa Universidade, do Leite do Meu Filho, além de expandir o atendimento às mulheres de Manaus com as Carretas da Saúde.

Seu último mandato foi entre 2017 e 2018, como governador suplementar. Nesse período realizou obras em todos os 61 municípios do Amazonas, batendo recorde de empregos, além de apoio aos empreendedores da capital e interior. Também foi responsável por arrumar a gestão fiscal do estado, elevando arrecadação e impulsionando a economia em todo o Amazonas.

Post Relacionado

Programa de inclusão educacional da Prefeitura de Manaus oferece mais de 30 mil bolsas para 2023

Victória Farias

Visa Manaus apresenta ações de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em reunião

Victória Farias

Avião monomotor despenca em rio logo após decolar e piloto desaparece

Shayenne