Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Unidade de ensino da zona rural de Manaus recebe a 1ª edição do projeto ‘Oca vai à Escola’

Alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano da escola municipal Professora Francisca Campos Corrêa, da Prefeitura de Manaus, no bairro Tarumã, zona rural, participaram da 1ª edição do projeto “Oca vai à Escola”, que promoveu atividades voltadas à conscientização ambiental. Realizada nesta sexta-feira, 7/3, a ação teve palestras, oficinas e atividades de caráter socioambiental em parceria com diversas instituições.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a partir do setor Ocas do Conhecimento Ambiental, e saltou de dez para 17 unidades de ensino contempladas neste ano. Em 2025, aproximadamente 6.000 alunos, desde a educação infantil até o 9º ano, serão beneficiados, contando com a colaboração de 27 instituições parceiras.

A programação na escola incluiu contação de histórias, educação no trânsito, arqueologia da Amazônia, palestras, oficinas, brigada de incêndio e saúde bucal, entre outras atividades. As ações contaram com a participação de profissionais do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), grupo Suçuarana, grupo Capelania, programa Vitória Régia, da Polícia Militar, bombeiros civis, Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), da Semed, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa) e Instituto Soka Amazônia.

Renato Bezerra Júnior, coordenador do setor Ocas do Conhecimento Ambiental, destacou a ampliação do projeto como uma forma de disseminar a temática ambiental e proporcionar aos alunos experiências pedagógicas enriquecedoras. “Este é o início de 17 eventos que teremos ao longo do ano. Passamos de dez, em 2024, para 17 escolas neste ano, sendo, em média, duas atividades por mês. Nosso objetivo é levar a discussão sobre questões socioambientais para as escolas, sensibilizando os alunos e promovendo uma educação ambiental que contribua para a melhoria do nosso planeta”, afirmou.

A diretora interina da escola, Jovelina Catunda, expressou seu entusiasmo por receber a primeira edição do evento, ressaltando a relevância do tema no cotidiano dos educadores e alunos. “Este trabalho será, pedagogicamente, muito válido, pois as crianças adoram participar das oficinas. A Oca trouxe diversas atividades, como contação de histórias com fantoches e oficinas sobre educação no trânsito e plantio na horta. Agradeço a todos os envolvidos, pois este projeto é uma grande contribuição para a educação”, comentou.

A vice-presidente do grêmio estudantil e aluna do 9º ano, Isabelle Gadelha, também compartilhou sua experiência positiva. “Participar das atividades foi um aprendizado significativo. Isso influencia muito na vida dos alunos, pois a questão ambiental é fundamental para o desenvolvimento não apenas dos estudantes, mas também dos professores e gestores”, concluiu.

Foto – Ullison Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial em rompimento de drenagem causado por ligações clandestinas

victoria Farias

Prefeitura realizará webconferência para fortalecer prevenção ao diabetes na cidade de Manaus

victoria Farias

Prefeitura de Manaus começa a aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em imunossuprimidos nesta segunda-feira, 3/1

Victória Farias