Blitz Amazônico
Amazonas

UGPE utiliza tecnologia 3D para a reforma do prédio da Sefaz

As imagens tridimensionais, usadas de forma pioneira em obras do estado, permitem a precisão milimétrica dos serviços

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas está adotando, de forma pioneira em obras do estado, o uso de imagens tridimensionais. A tecnologia 3D possibilita a precisão milimétrica dos serviços a serem executados e até dos materiais que serão necessários, dando maior agilidade em todo o processo, conforme explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

A obra que será executada é a reforma da sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A UGPE, órgão que agora faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), já está realizando o escaneamento em 3D das estruturas do prédio, para a captura de como ele se encontra hoje, a partir de imagens tridimensionais.

A UGPE tem histórico de pioneirismo na execução de obras. Um dos exemplos é o fato de ter sido o primeiro órgão público do estado a utilizar a metodologia BIM (em português, Modelagem de Informação da Construção), sistema que permite maior transparência, facilitando a fiscalização e acompanhamento dos projetos.

Marcellus Campêlo explica que o mapeamento em 3D está sendo realizado em todos os ambientes da Sefaz, para que se produza um registro digital do prédio, que foi construído em 1975. “Com o escaneamento a laser, teremos todas as informações relacionadas à parte de arquitetura, estruturas e instalações em uma única imagem tridimensional, permitindo que façamos a compatibilização do que existe hoje, com o novo projeto que será executado”, afirmou.

O secretário ressalta que a reforma do espaço reflete a valorização, pelo governador Wilson Lima, do patrimônio público estadual, dos servidores do órgão e, também, dos cidadãos que utilizam a estrutura e os serviços da Sefaz. As obras, disse ele, estão previstas para iniciar ainda este ano, com previsão de conclusão em 2025. O investimento será de R$ 32 milhões, contemplando uma área de 15.696,00 m².

O subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, explica que a reforma do prédio vai contemplar toda a instalação elétrica e hidrossanitária, drenagem, rede de lógica e circuito interno de TV, uma nova e moderna central de ar-condicionado HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado), recepção, elevadores, adequação de acessibilidade, ampliação do restaurante com acesso externo e uma nova fachada.

“Essa reforma vai requalificar e otimizar todos os espaços de trabalho da Sefaz, propiciando uma maior visibilidade e integração entre os colaboradores, consequentemente, melhorando o atendimento ao público”, destacou o subcoordenador.

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

Post Relacionado

Imprensa Oficial promove 2ª edição do projeto ‘Acolhendo Histórias: Leia, doe, transforme’

EDI FARIAS

SEDURB e SUHAB trabalham nos projetos para construção dos habitacionais do programa “Amazonas Meu Lar”, contemplados no Minha Casa Minha Vida

EDI FARIAS

Idesam apresenta dez exemplos de soluções inovadoras para as cadeias de valor da bioeconomia durante a ExpoAmazônia 

blitzamazonico