Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaTCE_AM

TCE-AM realiza curso de capacitação para formação de ouvidores entre os dias 24 e 26 de agosto

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza, nos próximos dias 24, 25 e 26 de agosto, o Curso de Capacitação e Formação de Ouvidores.


O evento conta com a parceria da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, e é direcionada a todo o público interessado na temática.

O evento será realizado no formato híbrido. Para os participantes presenciais, será certificada a capacitação de Ouvidor. Já os inscritos para participação online, receberão certificado de participação com horas complementares.

As inscrições serão disponibilizadas no site Escola de Contas Públicas do TCE-AM, em www.ecp.tce.am.gov.br

“Todas as ações que visam à melhoria do setor público, e que passam pelo TCE-AM, são ações extremamente positivas para a sociedade, porque o Tribunal de Contas tem como o maior objetivo a fiscalização e o julgamento das contas públicas, mas também tem como dever o fator didático, que é de justamente orientar o servidor público de como poder exercer a sua melhor função”, disse o ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio.

“Mais uma vez, nossa Ouvidoria demonstra a preocupação que tem, em não somente oferecer serviços à sociedade amazonense, mas também de capacitar pessoas para exercer tais atribuições. O papel do ouvidor é fundamental em todo tipo de órgão, instituição, e espalhar tal conhecimento, como será realizado neste curso, aprimora o serviço público”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

A capacitação contará com a participação de servidores da Prefeitura Municipal de Manaus, que enviará gestores para aprimorar os serviços oferecidos pelo órgão.
Programação

No dia 24, a aula inaugural será feita pelo ouvidor do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Patrick Machado, que falará sobre a ouvidoria como ferramenta de comunicação e controle social.

Pela parte de tarde, o coordenador das ações de ouvidoria da Controladoria Geral da União (CGU), Waldemar Farias Neto, trará a temática “Ouvidoria Brasileira: Histórico e marcos legais”.

No segundo dia de curso, Waldemar Neto abordará, ainda, as bases constitucionais, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público, e Lei Geral de Proteção de Dados.

Na sexta-feira, o evento encerrará com as doutoras Fabiana Pacífico e Elane Belota, que falarão sobre a rede de ouvidorias do Amazonas. Pela parte da tarde, a professora da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, France Clayre Moutinho Melo trará a temática “Ouvidoria como ferramenta de gestão e planejamento de políticas públicas”.

Post Relacionado

Vídeo: Pai de suspeito de roubo que teve pé cortado no AM desabafa: ‘Eu boto comida em casa, mas escolheu essa vida’

Jessika Caldas

David Almeida assina ordem de serviço da reforma da feira municipal do Japiim

Patrick

Mayra Cardi fala sobre diferença entre amor próprio e orgulho em retorno com ex e gera polêmica

Jessika Caldas