Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaTCE_AM

​TCE-AM emite notas técnicas sobre elaboração do PPA e despesas

Com objetivo de aumentar a confiabilidade das leis orçamentárias e demonstrativos contábeis, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu três notas técnicas aos gestores do Estado a respeito de ações e serviços públicos relacionados à área da saúde e orientações quanto à elaboração do Quadro de Detalhamento das Despesas.


As notas técnicas foram emitidas pela Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE-AM via Departamento de Auditoria em Saúde, aprovadas pelo Tribunal Pleno e devem ser publicadas no Diário Oficial Eletrônico da Corte de Contas.

“Cumprindo com o papel pedagógico, estamos orientando os gestores sobre a correta utilização dos recursos públicos com orientações específicas para despesas e elaboração do Plano Plurianual. Antes de ser punitivo, o TCE está aberto ao diálogo com a sociedade e com os gestores”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

A Nota Técnica nº 1 visa explicar aos jurisdicionados a classificação funcional-programática das despesas das ações e serviços públicos de saúde com o intuito de fomentar a transparência do orçamento público.

Para estimular a tecnicidade no planejamento e elaboração do orçamento da saúde pública, a Nota Técnica nº 2 aborda a elaboração do Plano Plurianual na área da saúde contendo orientações referentes às obrigatoriedades exigidas pela Constituição Federal de 1988 para sua execução.

A Nota Técnica nº 3 traz, ainda, instruções para gestores sobre a produção do Quadro de Detalhamento da Despesa observando os termos para elaboração do quadro, além de conceitos e exemplos que devem ser seguidos com o propósito de aprimorar a gestão orçamentária e viabilizar a compreensibilidade das informações.
As notas técnicas serão enviadas aos gestores e ficarão disponíveis no portal institucional do TCE-AM para consulta pública.

Post Relacionado

Prefeitura implanta nova rede de drenagem no conjunto Osvaldo Frota

Victória Farias

Prefeitura e governo do Estado garantem gratuidade no transporte coletivo aos alunos da rede pública neste mês de fevereiro

Victória Farias

‘Não estou seguro no meu próprio celular’, diz Whindersson após ter conversa vazada

Shayenne