Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Serviço de diagnóstico do câncer de mama é apresentado pela prefeitura para o Conselho Municipal de Saúde

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta quarta-feira, 27/7, a apresentação do Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama, inaugurado no mês de fevereiro, para a plenária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus).


A apresentação foi conduzida pela chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Lúcia Freitas, que descreveu o funcionamento do serviço na capital e os benefícios para a população.
“O serviço já funciona em duas policlínicas, com financiamento da Prefeitura de Manaus, mas precisamos fazer a habilitação junto ao Ministério da Saúde, para que seja possível receber recursos federais que vão ajudar na melhoria do atendimento à população. Uma das etapas do processo de habilitação foi a deliberação e aprovação do projeto por parte do CMS, o que ocorreu nesta 7ª Assembleia Ordinária”, explicou a chefe de Atenção à Saúde da Mulher.
A programação ocorreu durante a 7ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/Manaus, no Complexo de Saúde Oeste, localizado no conjunto Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, direcionada para os conselheiros municipais de saúde que representam os gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Serviço

O Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama funciona nas policlínicas Castelo Branco, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e Djalma Batista, no bairro Compensa II, zona Oeste, atendendo pacientes que apresentam a necessidade de realização de biópsia, serviço que anteriormente era realizado na rede estadual de saúde.
“A Semsa, que atua na Atenção Primária em Saúde, já oferecia o exame de mamografia, mas os casos suspeitos eram encaminhados para realização de biópsia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Vendo a necessidade de ampliar o atendimento, a Semsa organizou o novo serviço e estabeleceu um fluxo para o encaminhamento da paciente. O objetivo principal é fortalecer o diagnóstico precoce da doença, já que o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem resolução em até 90% dos casos. A partir da oferta do serviço na rede municipal, a Semsa já realizou em torno de 140 biópsias”, ressaltou Lúcia Freitas.
De acordo com a previsão do Ministério da Saúde, a enfermeira destacou que 1,6% das mulheres, entre 50 e 69 anos, devem desenvolver a doença, sendo que a estimativa é que 380 novos casos de câncer de mama sejam notificados, neste ano, no município de Manaus.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus trabalha na implantação de 200 metros de drenagem superficial no bairro Cidade de Deus

Patrick da Silva FARIAS

Licenciamento urbano tem 87% de processos aprovados no CMDU no primeiro trimestre

Patrick

‘Capacitação de jovens e adultos’ é tema de mais um podcast de empreendedorismo e inovação

Victória Farias