Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaCidadania

Senador Omar se posiciona contra novo decreto de Bolsonaro que prejudica a Zona Franca

Decreto reduz o imposto de segmentos importantes para a ZFM, incluindo o setor de concentrados de refrigerantes

Na madrugada de sábado, 30/07, o Presidente Jair Bolsonaro assinou um novo decreto que atinge diversos segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM). Apesar da nova medida que altera a tabela do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) listar itens da Zona Franca de Manaus imunes à redução do tributo, especialistas afirmam que a relação de produtos excluídos do decreto presidencial é irrelevante e que segmentos realmente importantes serão prejudicados.
O líder da Bancada Federal do Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD-AM), afirma que, com o novo decreto, o presidente Bolsonaro tenta burlar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que dava garantias e competitividade à ZFM. “Esse decreto retira vários produtos que geram empregos que podemos perder, pois essas indústrias irão fechar por falta de competitividade. Presidente Bolsonaro, este é o terceiro decreto em um mês que você assina contra a Zona Franca. Pare de prejudicar o Amazonas, os empregos gerados pela Zona Franca de Manaus. O Amazonas não aguenta mais esse golpe”, declarou o senador.
O Governo Federal listou setores e deixou de fora do decreto os segmentos mais ‘relevantes’. Os segmentos excluídos do decreto representam cerca de R$ 12 bilhões em importação.


Post Relacionado

Servidores da Manaus Previdência se preparam para utilizar reconhecimento facial como ponto eletrônico

Victória Farias

Prefeitura de Manaus finaliza atualização de georreferenciamento com mapas da lista de praças urbanas

Victória Farias

Prefeitura avança com o ‘Asfalta Manaus’ e segue para o bairro Grande Vitória

Victória Farias