Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaManaus

Semsa finaliza trabalho de campo para o Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti

 Manaus – A Prefeitura de Manaus encerrou o trabalho de campo para a execução do 1º Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti do ano de 2022, nesta quarta-feira, 20/4.


 O trabalho, iniciado no último dia 4, foi executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio de agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, com a meta de vistoriar, no mínimo, 25.706 imóveis, selecionados por amostragem, nos 63 bairros de Manaus, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, explica que com o encerramento do trabalho de campo, será iniciada a consolidação dos dados levantados pelos agentes e que os resultados obtidos irão apontar o índice de infestação do Aedes aegypti no município de Manaus.

“O resultado do índice de infestação será agregado a outros indicadores, como o número de casos de dengue, zika e chikungunya. Com isso, será possível identificar o nível de risco em Manaus para a ocorrência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que podem ser de baixo, médio ou alto risco. E como o resultado do diagnóstico também aponta o nível de risco em cada bairro e zona urbana de Manaus, a Semsa poderá estabelecer medidas mais pontuais e eficientes para o controle do mosquito”, informa Djalma Coelho.

Na execução do diagnóstico, realizado duas vezes ao ano, os agentes de saúde realizam o trabalho de identificação, eliminação ou tratamento de criadouros do Aedes aegypti, verificando os tipos de depósitos que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito, além de orientação aos moradores sobre formas de prevenção e esclarecendo sobre os sintomas das doenças.


Fonte: Portal CM7 

Post Relacionado

‘Asfalta Manaus’ recupera mais de 40 ruas no bairro Coroado

Victória Farias

Saiba quanto Eslovênia desembolsou em 1ª sessão de harmonização facial

Shayenne

PL de Roberto Cidade propõe a criação do selo ‘Escola Amiga da Educação Inclusiva’

Victória Farias